Feira Internacional de Ciências e Inovação na Amazônia acontece em novembro
A feira terá dois momentos: nos dias 6 e 7 de novembro ocorrerá no campus de Ji-Paraná; e nos dias 13 e 14 de novembro em Porto Velho
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizará em novembro, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq), a primeira edição da Feira Internacional de Ciências e Inovação na Amazônia – Conecta, um evento totalmente gratuito, voltado para a divulgação e popularização da ciência e aberto ao público em geral. A feira terá dois momentos: nos dias 6 e 7 de novembro ocorrerá no campus de Ji-Paraná; e nos dias 13 e 14 de novembro em Porto Velho.
“A Ciência que eu faço” é o tema da feira, que em sua primeira edição apresenta uma programação bastante diversificada para integrar os mais diversos públicos, incluindo estudantes, profissionais, pesquisadores e visitantes. “A intenção é proporcionar um ambiente favorável para a promoção da ciência em diferentes níveis de conhecimento (empresas, produtos e serviços), fomentando o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores e profissionais afins das instituições do estado de Rondônia, Brasil e Exterior”, disse o coordenador do evento, Fabrício Evaristo Corrêa, acrescentando que “a ideia para as próximas edições é conseguir parceiros diversos para que juntos possamos demonstrar o que Rondônia produz em termos de pesquisa”.
Foram incorporados à programação do evento os seminários finais dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), que tradicionalmente ocorrem no fim do ano para divulgação dos resultados de pesquisas realizadas a cada ciclo dos Programas e que agora terão espaço na feira internacional. Também integram a programação o Seminário de Pós-graduação e Pesquisa e o Simpósio de Inovação, Propriedade Intelectual e Tecnologia.
Haverá ainda apresentação de robótica em parceria com o Ifro e de projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico Profissionalizante do estado. Também ocorrerão palestras; exposições de livros; mostra de cursos; apresentação e premiação das melhores teses e dissertações da UNIR; bate-papo com ex-alunos do Pibic; e momento cultural. O Governo de Rondônia - por meio da Fapero, do Mero e de outros órgãos - é parceiro da UNIR na realização do evento.
Campus de Ji-Paraná
O local de realização da feira será o campus UNIR de Ji-Paraná, com atividades sendo realizadas no auditório da unidade e no espaço do Restaurante da Universitário. A abertura será no dia 6 de novembro, a partir das 8h, com a realização da mesa e da conferência de abertura. O evento encerra no dia 7, às 17h, com as apresentações das melhores teses e dissertações defendidas na UNIR e premiações dos melhores trabalhos do último ciclo do Pibic e Pibiti. Os participantes interessados em obter certificação de ouvinte no seminário Conecta Ji-Paraná deverão realizar a inscrição neste link.
A programação completa da Conecta-Ji-Paraná está disponível aqui.
UNIR-Centro | Porto Velho
As inscrições para participação como ouvinte e obtenção de certificado das atividades da Conecta Porto Velho podem ser feitas neste link. Nos dias de programação na capital, de 13 a 14 de novembro, as atividades se dividem entre o auditório da UNIR-Centro, o Mero – Museu Palácio da Memória Rondoniense, a Praça Getúlio Vargas, o Calçadão Manelão e o Mercado Cultural.
A abertura oficial, seguida de conferência, será no dia 13 de novembro, às 8h, no auditório da UNIR-Centro. Em seguida, haverá uma palestra sobre Pesquisa e Cooperação Brasil-Bolívia e um diálogo aberto com ex-integrantes do Pibic. Durante a tarde, as palestras com instituições parceiras abordarão o Programa de Astronomia da UNIR e o Clube de Astronomia de Rondônia; e as pesquisas realizadas pela Sedam, Censipam e Embrapa na Amazônia. Também haverá uma mesa que abordará a importância da realização de feiras científicas para o ensino e a pesquisa em Rondônia.
O segundo e último dia (14) segue com Mostra de Robótica do Ifro, apresentações de trabalhos, mesas e palestras com instituições parceiras (Ifro, TCE, Fiocruz. Setic, PGE, Senai), exposições de cursos e de livros, além do momento cultural. A Conecta encerrará com as premiações dos melhores trabalhos do último ano do Pibic e Pibiti, às 17h no Mercado Cultural.
Clique aqui para ver a programação completa da Conecta-Porto Velho.
Enem 2023: como a alimentação pode ajudar na hora da prova
Nutricionista do CEUB contraindica alimentos que podem gerar picos de energia, mas resultam em fadiga e falta de concentração
MPF apura possíveis causas do aumento na variação da erosão das margens do Rio Madeira, em Porto Velho (RO)
Está sendo verificado se há relação com operação da Hidrelétrica Santo Antônio e que medidas podem ser tomadas por empresa e município para minimizar efeitos
Preso que recusa comida por achá-la imprópria não comete falta grave, decide Quinta Turma
De acordo com o processo, os agentes penitenciários conferiram os alimentos e entenderam que eles estavam bons para o consumo, mas um grupo de detentos se recusou a receber a comida nas celas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook