FIERO, 36 anos de fundação, lutas e conquistas para a indústria rondoniense

Thomé lembra que a FIERO tem garantido a Rondônia os benefícios e os serviços oferecidos pelas casas que formam seus braços sociais, SESI, SENAI e IEL

Fiero Rondônia
Publicada em 19 de setembro de 2022 às 11:17

Criada oficialmente há 36 anos, no dia 19 de setembro de 1986, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) tem exercido um papel fundamental de representar e defender os interesses das indústrias, contribuindo para a consolidação, modernização, competitividade e crescimento do setor industrial no Estado. Em quase quatro décadas institucionais, a entidade também atuou com afinco para o fortalecimento do associativismo sindical, crescimento do setor produtivo e, consequentemente, a promoção da geração de emprego, renda e riquezas por meio da indústria da região.

De acordo com o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, “ao olharmos para o passado confirmamos que aprendemos as lições ensinadas por aqueles que vieram antes de nós. Eles, os pioneiros, fizeram o mais difícil, ou seja, desbravaram. Somos seus herdeiros e nossa missão é dar continuidade ao que cada um daqueles empreendedores começou. Este é o seu legado e a nossa herança, o alicerce da nossa trajetória e da história da FIERO nestes 36 anos de existência. Quando focamos no futuro jamais devemos esquecer as lições oriundas do passado”, reitera o líder empresarial.

Thomé lembra que a FIERO tem garantido a Rondônia os benefícios e os serviços oferecidos pelas casas que formam seus braços sociais, SESI, SENAI e IEL, na educação básica, ensino profissionalizante, gestão, inovação, capacitação empresarial, desenvolvimento tecnológico, ou seja, com estes e outros serviços, que formam uma base sólida para sustentar o crescimento da indústria, não apenas a rondoniense, mas de todo o país. “A FIERO chega aos 36 anos com a certeza de que nos próximos 30, 50, 70, 100 anos, a instituição seguirá escrevendo novos e relevantes capítulos de sua rica história e da indústria rondoniense”.

A trajetória da Federação das Indústrias de Rondônia conta com personagens que precisam ser lembrados e homenageados, como a atual gestão fez ao inaugurar a galeria de ex-presidentes, do primeiro, Frederico Simon Camelo, passando por Miguel de Souza, Júlio Augusto Miranda, Euzébio Guareschi e Denis Baú, este sucedido pelo presidente Marcelo Thomé, que exalta seus antecessores e ressalta o papel importante do saudoso Chagas Neto para os novos rumos da entidade a partir de sua atuação à frente do Conselho de Representantes.

Marcelo Thomé cita o atual presidente do Conselho, Paulo Kreuz e o vice-presidente da FIERO, Osvaldo Rosalino, e que diretores, conselheiros, todos os colaboradores também são responsáveis pela defesa dos interesses da indústria. “Resgatar a memória da entidade pressupõe também a exposição daqueles que muitos contribuíram para consolidá-la ao longo de mais de três décadas”.

Paulo Kreuz ressalta que a Federação, nesses 36 anos de parceria com as indústrias, tem se mostrado uma instituição preocupada com o desenvolvimento e modernização de suas atividades, sempre inovando com implementos que promovem o crescimento tanto econômico como social. “Na figura do seu presidente Marcelo Thomé, isso se mostrou mais evidente, com uma gestão de qualidade nas casas SESI e SENAI. Elevando o nível de seus alunos mostrando que Rondônia está sim preparada para os desafios que nos esperam no futuro.  Para concluir, a FIERO é composta por pessoas, tanto colaboradores, como diretores e conselheiros, sempre trabalhando em sintonia com os planejamentos desta instituição, pois sem essa premissa que é a cooperação de todos não se tem o sucesso”, disse.

Esta Federação nasceu do entusiasmo e da visão de dedicados industriais efetivos contribuintes do desenvolvimento socioeconômico deste estado, no apoio ao governo, na formulação de políticas públicas voltadas para o progresso econômico. Nestes 36 anos, FIERO e Rondônia têm caminhado lado a lado, liderando um importante processo de desenvolvimento, que sempre contou com efetiva participação da indústria, afirmou o empresário do setor de alimentos e diretor da entidade, Luiz Bernardo.

Já o empresário e vice-presidente de Assuntos de Infraestrutura, Emerson Fidel, da área da construção civil, comentou que “a FIERO tem o mesmo tempo que tenho de Rondônia, onde cheguei em 1986. Fazemos parte sim dessa história e a FIERO, nestes 36 anos vem transformando o progresso e a inovação na indústria rondoniense. Construindo e desenvolvendo a vida empreendedora e dinâmica das pessoas e transformando o futuro industrial do nosso Estado”, comentou.

Para o presidente do Sindipan-RO e vice-presidente de Assuntos Sociais, José Balbino Nascimento, “a Federação das Indústria tem um papel muito importante para nós do segmento da panificação e outros setores trazendo novas oportunidades de desenvolvimento em cada setor, ajudando a promover e desenvolver inovação para o crescimento da indústria, sem falar das entidades parceiras SESI e SENAI, ajudando a capacitar nossa mão de obra e formando cidadãos éticos e profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho”, pontuou.

A presidente do Sindivest-RO e vice-presidente de Assuntos da Micro e Pequena Indústria, Cida Mourão parabeniza a FIERO pelos 36 anos, cuja existência tem sido primordial para fortalecer a indústria e os setores produtivos de Rondônia. “Muito nos honra dizer que somos parte desta história. Esta indústria que cresce, quer ser mais forte e competitiva. Vamos comemorar e parabenizar, pois temos uma FIERO maior, fortalecida e mais bem representada. Parabéns a Federação das Indústrias de Rondônia. Congratulo todos que representam os setores produtivos e estão no Conselho desta entidade e parabenizo o presidente Marcelo Thomé”, finalizou.

“Nossa FIERO, há 36 anos nasceu neste estado de ‘Rondon’, com a coragem de homens que sonhavam com uma Rondônia industrializada e próspera”. A afirmação é do vice-presidente de Assuntos Tributários, Edmílson Matos Cândido. "Nossa Federação foi protagonista no desenvolvimento, e com quase quatro décadas ocupa seu papel fomentando, defendendo e impulsionando a indústria do estado. Me sinto orgulhoso de fazer parte desta história, colaborando junto aos grandes líderes da indústria para que esta importante instituição continue sendo o agente do desenvolvimento econômico, social e político do estado de Rondônia. Parabéns, FIERO".

De acordo com vice-presidente Institucional da FIERO, Maurílio Vasconcelos, sempre agindo no interesse do setor produtivo do estado, a Federação tem acompanhado e contribuído com os poderes constituídos, em todos os níveis, com proposições que resultem na desburocratização, na segurança jurídica na melhoria do ambiente de negócios, na expansão dos investimentos e na produção industrial de modo a resultar na geração de emprego e renda para a nossa população. “Certamente o futuro reserva ainda grandes desafios para a FIERO, na sua incessante luta pela industrialização e desenvolvimento do estado, que necessita de melhoria e expansão na sua infraestrutura de transporte e principalmente agregar valores aos bens aqui produzidos”.

Hoje a FIERO completa 36 anos de existência e a sua história está inerentemente vinculada à história do desenvolvimento de Rondônia. “Nascida na mesma década da criação do estado agigantou-se na luta pela melhoria de sua infraestrutura, empunhando bandeiras audaciosas como a saída para o Pacifico, que resultou na criação dessa nova rota terrestre, com grandes oportunidades de intercâmbio comercial e cultural com os países andinos e principalmente oportunizando acesso aos portos do Pacífico e ao pujante comércio asiático, dentre outras importantes ações”.

O primeiro diretor Tesoureiro e presidente Sindicato da Indústria e da Construção Pesada do Estado de Rondônia (Sinicon), Alan Gurgel Amaral falou da felicidade de participar e fazer parte da história dos 36 anos da FIERO. “Estamos juntos há 20 anos lutando para que a entidade tão representativa cumpra sua missão, que passa pela defesa dos interesses da categoria econômica da indústria no nosso estado. Esta é uma data importante e cada ano que passa marca um degrau na escala da melhoria e aperfeiçoamento. As mudanças não deixam satisfeitos e felizes e toda a diretoria e qualquer industrial têm o mesmo sentimento de continuar nossa luta para conquistar um desenvolvimento sustentável para Rondônia”, exultou. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook