FIERO orienta empresas sobre Certificado de Origem
O Certificado de Origem é exigido para o ingresso regular de produtos nos países de destino e para a aplicação de reduções ou isenções de tarifas
Com o anúncio do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) orienta empresas e viabiliza a emissão do Certificado de Origem, documento exigido nas operações de exportação para comprovar a procedência da mercadoria e assegurar o acesso aos benefícios tarifários previstos no acordo, facilitando a entrada de produtos brasileiros no mercado europeu.
O Certificado de Origem é exigido para o ingresso regular de produtos nos países de destino e para a aplicação de reduções ou isenções de tarifas. Ao assegurar a origem da mercadoria, o documento contribui para a previsibilidade das operações, reduz questionamentos aduaneiros e favorece o desembaraço, com reflexos nos prazos logísticos e nos custos da exportação.
Em Rondônia, a FIERO integra o conjunto de entidades habilitadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para a emissão do Certificado de Origem. Essa atribuição garante às empresas acesso a um serviço alinhado às normas nacionais e aos acordos firmados pelo Brasil no comércio exterior.
Além da emissão, a FIERO orienta as empresas quanto aos procedimentos necessários para a correta utilização do documento, contribuindo para a organização das operações de exportação. Informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 2018-0362 ou pelo e-mail [email protected].
Semias promove encontro do Janeiro Branco com servidores
Evento proporcionou uma pausa na rotina para refletir sobre o sentido do trabalho e a importância do autocuidado
Semusa orienta sobre saúde mental e hanseníase
Campanha alerta para sinais da doença, incentiva o diagnóstico precoce e reforça que o tratamento é gratuito pelo SUS
Prefeitura entrega salas cirúrgicas no CEM Rafael Vaz
Espaços implantados pela Semusa ampliam o acesso da população a atendimentos ambulatoriais e ajudam a suprir demanda histórica na rede municipal de saúde




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook