Força-tarefa irá vacinar 8 mil indígenas em áreas de difícil acesso
Equipes percorrerão comunidades do norte do país até outubro
Foi iniciada nesta quinta-feira (13) a força-tarefa para vacinar mais de 8 mil indígenas que vivem em áreas de difícil acesso. A ação começará pelo município de São Gabriel da Cachoeira (AM), na região do Alto Rio Negro. As equipes irão percorrer 11 aldeias pelo período de 20 dias.
Chamada Operação Gota 2023, é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Defesa e deve durar até outubro, com imunização de comunidades do Médio Rio Solimões e Afluentes, Vale do Javari, Alto Rio Juruá, Alto Rio Purus, Amapá, norte do Pará e Médio Rio Purus.
De acordo com o Ministério da Saúde, as áreas foram selecionadas a partir dos seguintes critérios: sem acesso por rodovia ou hidrovia, mais de cinco dias de viagem para chegar ao local, área sem visitação ou entrada por mais de seis meses no ano, barreiras geográficas e região de floresta que exige permanência de um profissional por mais de quatro dias sem comunicação.
“Retomar as altas coberturas vacinais é prioridade do Ministério da Saúde e as ações em territórios indígenas tem o objetivo de recuperar os índices vacinais de todas os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação que sofreram queda nos últimos anos. Desde fevereiro, o Ministério da Saúde está unindo o Brasil no Movimento Nacional pela Vacinação, que começou pelo reforço da imunização contra a Covid-19”, aponta nota da pasta.
As comunidades indígenas serão vacinadas contra diversas doenças, entre elas covid-19 e influenza. No total, conforme o ministério, serão utilizadas aproximadamente 11 mil doses de mais de 20 tipos de imunobiológicos.
A estratégia é levar ainda vacinação para populações ribeirinhas e quilombolas.
Escola Segura já fez centenas de prisões e apreensões, diz Flávio Dino
Justiça faz nesta sexta balanço sobre primeira semana da operação
Os 'cumpanheiros' sentirão falta de Lewandowski. Para quem e do outro lado, ele já vai tarde!
Nos tempos em que o STF ainda não se envolvia na política nacional e nem assumia o papel de legislar, Lewandowski se destacou no poder, com várias decisões consideradas positivas no meio jurídico brasileiro
Correios devem indenizar carteira perseguida por faltar muito para acompanhar filho com deficiência
Ela ficou sem distrito fixo e sofreu descontos vedados por norma coletiva
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook