Fórum de Legisladores inicia com casa cheia e programação especial até quinta-feira
Evento conta com palestras importantes como a do Ministro do TCU Benjamin Zymler, que tratou sobre as novidades da lei de licitação
O Plenário, a galeria e o auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia ficaram completamente lotados na manhã desta terça-feira, 03, por conta da abertura do 3° Fórum dos Legisladores Municipais do Estado de Rondônia que acontece na Casa de Leis estadual até o próximo dia 05. O evento destinado a vereadores e autoridades ligadas à administração pública, também tem a participação de acadêmicos de cursos como administração, direito, contabilidade e gestão pública das mais diversas instituições de ensino da capital e do interior do estado.
Aproximadamente 300 vereadores de todo o estado registraram presença no evento que teve a abertura oficial feita pelo presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos). A mesa de honra também contou com o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Jean Oliveira (MDB), o Ministro do Tribunal de Contas da União Benjamin Zymler, com a deputada Federal Mariana Carvalho (Republicanos), a presidente da Câmara de Ouro Preto do Oeste e presidente da Associação das Câmaras de Vereadores de Rondônia, Rosária Helena (União Brasil), do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia Paulo Curi, o diretor da Escola do Legislativo Fábio Barreto e o Dr. Jorge Ulisses Jacoby Fernandes que é ex-conselheiro e procurador do Tribunal de Contas do Distrito Federal.
A primeira palestra do dia foi do Ministro do TCU Benjamin Zymler, que abordou temas pertinentes à licitações. Com o tema “Leis Municipais dispondo sobre normas específicas de licitação e contratação com base na Lei 14133 – Nova Lei de Licitações”, mostrou aos presentes as oportunidades de licitação no meio público, com importantes dicas para o devido processo legal das contratações.
As atividades do 3° Fórum dos Legisladores Municipais continua na parte da tarde desta terça-feira com palestra do Dr. Jorge Ulisses Jacoby com o tema “Responsabilidade Cantábil, Civil e Criminal dos prefeitos.
Na quarta-feira, a partir das 8 horas as atividades reiniciam com palestra do Dr. Amadeu Guilherme Matzenbacher Machado (Ex-presidente do TCE-RO) que vai ministrar sobre a “Legislação através do tempo e o papel relevante do legislador”, seguido pela palestra do presidente da Associação Brasileira de Escolas Legislativas (Abel) Florian Madruga, que vai falar sobre a “Criação de Escolas Legislativas nas Câmaras Municipais. Na parte da Tarde será a vez de Patrícia Margarida Oliveira Costa (Presidente da Associação de Controladores de Rondônia) explanar sobre “Controle Internos nas Câmaras de Vereadores, seguida pelo Conselheiro do TCE-RO, Wilber Carlos dos Santos Coimbra, que abordará “A legitimidade Municipal sob a égide do Estado Constitucional Brasileiro”.
O Evento tem encerramento programado para a quinta-feira, 05, com outras duas importantes palestras. A primeira inicia às 8h e será ministrada pelo Conselheiro do TCE-RO Edilson de Souza Silva com o pela “Papel das Câmaras após apreciação das contas dos prefeitos”. Fechando o ciclo de palestras chega às 10h o Conselheiro aposentado do TCE-RO Benedito Antônio Alves com o tema “O papel Orientativo/Preventivo dos Tribunais de Contas.
Para o presidente Alex Redano, o evento é uma grande oportunidade para que legisladores e administradores municipais possam dirimir dúvidas sobre procedimentos de contas e legislação nas Câmaras de Vereadores e prefeituras do Estado. “São palestras importantes, interessantes, que vão ajudar muito os nossos legisladores e administradores municipais. Eu fui vereador e presidente de Câmara Municipal e sei das dificuldades que se enfrenta no dia a dia do legislativo, até pela falta de estrutura que se tem nas Câmaras municipais. Temos como palestrantes, importantes personalidades nacionais e estaduais que trazem mensagens positivas e muita orientação para que o trabalho público nos municípios possa se orientar para evitar futuros incômodos com irregularidades, que muitas vezes acontecem apenas pela falta conhecimento técnico e orientação”, finalizou.
'Licitação não pode ser o objetivo final da administração pública', diz ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamim Zymler
O Terceiro Fórum dos Legisladores Municipais que se iniciou nesta terça-feira (03), na Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, teve como uma das principais atrações na abertura do evento, a palestra do ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamim Zymler
Arthur Lira diz que números atuais mostram recuperação do desemprego
Presidente da Câmara participou de debate no Congresso
Vereador Paulo Henrique contesta dados apresentados pelo prefeito Fúria sobre o MAC
Na rede social, chefe do Executivo de Cacoal reclama do valor do Teto Média e Alta Complexidade repassado ao município e culpa gestões anteriores. “Não sei se é falta de conhecimento, ou ignorância mesmo”, retruca dr Paulo Henrique
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook