Frente de direita ameaça reeleição de Lula
"Seis partidos empossaram 4 mil prefeitos", destaca Alex Solnik
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Dos mais de 5500 prefeitos que tomaram posse ontem, 4000 foram eleitos por seis partidos que vão da centro-direita à extrema-direita: PSD (885), MDB (853), PP (746), União (583), PL (516) e Republicanos (433).
Os mesmos seis partidos empossaram 542 dos 645 prefeitos do estado de São Paulo: PSD (206), PL (104), Republicanos (84), MDB (67), PP (47) e União (34).
O carro-chefe dessa frente de direita é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, manda-chuva do estado que soma 22% do eleitorado do país, com mais de 34 milhões de eleitores.
Está claro que essa frente, embora cinco de seus partidos comandem ministérios no governo Lula, não vai apoiar Lula em 2026 nem que a vaca tussa e sim Bolsonaro ou quem Bolsonaro indicar, é o que já disse o presidente do partido e também Ricardo Nunes, o prefeito reeleito de São Paulo, que sonha com Tarcísio, daqui a dois anos, disputando o Planalto, e ele, o Bandeirantes.
A dupla Tarcísio-Kassab ficou tão forte que, se for preciso, elege até um poste no estado.
Bolsonaro tem um pé na canoa de Tarcísio, com Derrite, provável candidato ao Senado, e outro na de Nunes, com o vice Mello Araújo que poderá assumir se Nunes alçar voos mais altos. Os orçamentos da capital e do estado somam R$500 bilhões em 2025.
Lula não tem pé em canoa alguma. Márcio França cogita sair candidato, mas seu partido, o PSB, elegeu apenas nove dos 645 prefeitos. Todos os partidos aliados de Lula elegeram 17. Dificilmente Lula terá um palanque forte.
E o pior é que não faz sentido Lula retaliar esses partidos. É melhor contar com alguns de seus parlamentares do que com nenhum.
Não precisa ser Mãe Dinah para cravar duas previsões.
Lula só vai revelar se será candidato ou não aos 45 minutos do segundo tempo.
Bolsonaro vai manter seu nome na urna até os 45 minutos do segundo tempo, mesmo preso, até ser impugnado pelo TSE.
Alex Solnik
Alex Solnik, jornalista, é autor de "O dia em que conheci Brilhante Ustra" (Geração Editorial)
2678 artigos
Sai lista completa de exonerações feitas pelo prefeito Léo Moraes; Confira nomes
O objetivo dessa medida é reorganizar as equipes e, possivelmente, trazer novas diretrizes para a gestão pública na capital rondoniense
Confira a relação dos prefeitos empossados em Rondônia
Dos prefeitos empossados, 27 foram reeleitos, reafirmando o reconhecimento popular pelo trabalho dedicado e transformador realizado nos últimos quatro anos
Dr. Breno Mendes Fiscal do Povo inicia mandato fiscalizando unidades de saúde em Porto Velho
A ação reflete sua principal promessa de campanha: garantir transparência e melhorias nos serviços públicos
Comentários
Interessante, a afirmativa: Bolsonaro, mesmo preso! Cara! Que nível!!
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook