Léo Moraes assume Prefeitura; confira o secretariado
A juíza Euma Tourinho fará parte do secretariado de Léo Moraes. Ela disputou a eleição contra ele. Também integrará a equipe Vinicius Miguel, o ex-vereador Alex Palitot e um ex-secretário do Governo Confúcio
Na tarde deste dia 1º de janeiro, o novo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), foi oficialmente empossado em uma cerimônia pública e aberta realizada na praça do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Eleito nas eleições de 2024 com 56,16% dos votos válidos (135.118 votos), Léo Moraes assume o comando da capital rondoniense para o mandato 2025-2028, sucedendo Hildon Chaves (PSDB), que entregou a faixa de prefeito após dois mandatos consecutivos.
Durante a posse, conduzida pela Câmara Municipal, Léo Moraes enfatizou seu compromisso em realizar uma gestão focada no povo. "Não serei um prefeito de gabinete", afirmou, destacando que pretende estar presente nas localidades para resolver os problemas diretamente. Como prioridade inicial, anunciou melhorias urgentes nas unidades de saúde da cidade, classificando a situação atual como um "caos" que precisa de intervenção imediata.
O prefeito também anunciou a liberação de visitas ao complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, sem cobrança de ingressos, afirmando que o patrimônio histórico pertence à cultura local e deve ser acessível a todos. Como primeiro ato oficial, Léo assinou um decreto encerrando a cobrança de entrada no museu da EFMM. "Nenhum portovelhense vai pagar para conhecer nossa história", declarou.
Confira a lista completa dos novos secretários e suas respectivas pastas:
Advogado Oscar Dias de Souza Netto: Secretário da Secretaria Geral do Governo (SGG).
Jonhy Milson Oliveira Martins: Controladoria Geral do Município (CGM).
Antônio Figueiredo de Lima Filho: Secretário da Secretaria Municipal de Administração (Semad).
Wagner Garcia de Freitas (MDB): Secretário da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz).
Dr. Jaime Gazola Filho (PL): Secretário da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Leonardo Pereira: Secretário da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Geraldo Sena Neto Leocádio: Secretário da Secretaria Municipal de Obras (Semob).
Ex-candidato à vereador Giovanni Bruno Souto Marini (Rede): Secretário da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).
Iremar Torres Lima: Secretário da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).
Raimundo de Alencar Magalhães: Secretário da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).
Antônio José Prata de Sousa: Secretário da Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc).
Presidente Estadual do PSB Vinícius Valentin Raduan Miguel (PSB): Secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
Ex-vereador Aleksander Allen Nina Palitot (PRD): Secretário da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).
Cezar Marini: Superintendente da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI).
Ex-juiza e ex-candidata à prefeita Euma Mendonça Tourinho (MDB): Superintendente da Superintendência Municipal de Gestão dos Gastos Públicos (SGP).
Márcio Rogério Gabriel: Secretário da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempog).
Empresário do ramo de combustíveis Paulo Afonso Ferreira Júnior: Superintendente da Superintendência Municipal de Comunicação (SMC).
Ian Barros Mollamann: Superintendente da Superintendência Municipal de Licitações (SML).
Léo Moraes destacou que sua gestão será voltada ao desenvolvimento e ao crescimento de Porto Velho, com ênfase na saúde, educação e preservação do patrimônio histórico-cultural. A solenidade contou com a presença de autoridades, líderes comunitários e populares, marcando o início de uma nova administração na capital rondoniense.
Também tomaram posse os 23 vereadores eleitos ou reeleitos.
Léo Moraes e Magna dos Anjos tomam posse em Porto Velho com o desafio de superar legado de Hildon Chaves
Léo Moraes assume a prefeitura com promessas ambiciosas. Entre seus principais compromissos estão a erradicação das alagações, a construção de um hospital municipal, a valorização dos servidores e a reestruturação do sistema de saúde do município
Prefeito diplomado Léo Moraes anuncia 'desinauguração' de rodoviária de Porto Velho e retorno ao terminal provisório
O anúncio ocorre após a emissão de uma liminar pelo Tribunal de Justiça de Rondônia que autorizou a inauguração do novo Terminal Rodoviário
Prefeito Léo Moraes se reúne com vereadores para discutir reestruturação da prefeitura; Oferece 10 cargos para cada vereador
A proposta será formalmente apresentada à Câmara no início de janeiro, e a expectativa do prefeito é de rápida aprovação pelos vereadores
Comentários
Desejo muita sorte toda equipe do prefeito Léo Moraes e que Deus os trilhe no caminho certo, utilizando o maior bom-senso com a a maior coerência e transparência do mundo. Deus lhes ajudem. Abraço.
Desejo sucesso a nova administração municipal e que o novo prefeito de Porto velho valorize a educação, Saúde e segurança pública, fazenso muito mais do que asfaltar ruas sem a drenagem e sem maquiagem, mas o que for necessário para a cidade que moro seja mais inclusiva.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook