Frente pelo Desarmamento muda de nome para Frente pelo Controle de Armas
O novo nome do grupo será Frente Parlamentar pelo Controle de Armas e Munições, pela Paz e pela Vida
A sugestão foi da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA)
A Frente Parlamentar pelo Desarmamento, criada pelo Senado no ano passado, passará a se chamar Frente Parlamentar pelo Controle de Armas e Munições (FP-Controle). O Plenário aprovou, ontem (23), projeto de resolução que promove a mudança (PRS 7/2022).
O novo nome do grupo será Frente Parlamentar pelo Controle de Armas e Munições, pela Paz e pela Vida. A sugestão foi da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que também foi a criadora da Frente. Segundo ela, a mudança pretende tornar o debate mais “agregante e construtivo” e menos “dogmático”.
“A ideia de ‘desarmamento’ tem mostrado pouca capacidade de atrair para o debate racional todas as pessoas e setores que têm argumentos a apresentar. As cartas já se apresentam marcadas: não se pode ver o assunto do uso de armas senão sob a luz desse valor absoluto (e portanto infértil para o debate) que é o desarmamento”, explica ela na sua justificativa para a proposta.
Uma das finalidades da Frente Parlamentar passará a ser a promoção dos benefícios sociais do controle de armas. Originalmente, a Frente deveria promover a cultura do desarmamento e a conscientização dos riscos da cultura armamentista. Eliziane afirma querer alcançar um “ponto intermédio” entre o uso indiscriminado de armas de fogo e o desarmamento total.
A senadora Zenaide Maia (PROS-RN), que foi a relatora, acrescentou a menção às munições. Ela explicou que o arcabouço de leis sobre o tema das armas também inclui as munições, portanto não é possível separá-las.
A FP-Controle deverá ser instalada na próxima terça-feira (29).
Deputado Anderson Pereira fala sobre aproximação do prazo final para votar 'planos' de algumas categorias
Parlamentar destacou também importante reunião que vai definir destino dos servidores públicos
Deputado Jean Mendonça cobra do governo urgência no envio do PCCR da Polícia Penal para votação na ALE/RO
Na sessão de quarta-feira (23), o Deputado Estadual Jean Mendonça, declara o seu apoio aos servidores públicos que ainda não tiveram seus Planos de Cargos, Carreira e Remuneração enviados à Casa de Leis de Rondônia
Plenário aprova suspensão temporária de prazos dos processos de prestação de contas
A decisão é necessária em razão da necessidade de atualização tecnológica dos sistemas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook