Fumaça Bolsonárica

Como sempre, as autoridades nada fazem e o povo, alegre e feliz em meio à fuligem, faz apenas alguns comentários e ri de sua própria desgraça

Professor Nazareno*
Publicada em 09 de agosto de 2019 às 11:17
Fumaça Bolsonárica

“Odnum od Uc” sempre foi um lugar muito atrasado, subdesenvolvido, incivilizado, brega, distante dos grandes centros e tradicionalmente esquecido pelos governantes. Um grotão encravado numa das regiões mais ricas e prósperas do mundo, o insólito município é capital de uma província igualmente atrasada e subdesenvolvida. Antes até tinha florestas tropicais e hoje, devido ao desmatamento sem controle, padece sob uma fumaça sufocante resultante das criminosas queimadas que abundam na região. Respirar ali tornou-se uma das tarefas mais difíceis para um ser humano. A destruição do meio ambiente sempre foi uma coisa muito normal, mas ultimamente o caos tomou proporções catastróficas. Como sempre, as autoridades nada fazem e o povo, alegre e feliz em meio à fuligem, faz apenas alguns comentários e ri de sua própria desgraça.

O povinho de “Odnum od Uc” é uma gente sem futuro. Desconhecedor de sua própria existência, ele comemora as festas juninas no mês de agosto e geralmente celebra a semana santa em pleno mês de junho. Sem qualquer resquício de cultura ou de conhecimento formal, costuma eleger seus representantes sem nenhum critério. Atualmente o prefeito do lugar, que fora eleito prometendo amar, beijar e acariciar a fétida cidade, goza de uma popularidade ímpar mesmo não tendo demonstrado a competência nem a boa vontade para prover de transporte escolar os alunos da zona rural e da área ribeirinha. Certamente ele deve usar óculos escuros para não ter que ver a fumaça tóxica e criminosa que atormenta seus munícipes. Quando o ar fica irrespirável, pega um avião e vai para Paris, Disney, Barcelona ou outro lugar onde há civilização.

Incrível, mas em “Odnum od Uc” existe Poder Judiciário, Ministérios Públicos e inúmeros outros órgãos que se dizem de defesa do exaurido ecossistema local como várias secretarias de meio ambiente, IBAMA, Sema, SIVAM, Sipam dentre muitos outros inócuos cabides de emprego. Recentemente a Assembleia Legislativa local aprovou a proibição do uso de canudinhos de plásticos, mas sempre fez vistas grossas à fumaça criminosa e à constante degradação do meio ambiente. O fogo arde impune e ninguém faz nada a não ser respirar tranquilamente esse oxigênio dos infernos. A idiotice e o comodismo parecem ser características dessa gentinha. Para muitos, o lugar já foi considerado o “suprassumo da merda”, mas isso é uma tremenda injustiça com as fezes, pois quem já viu excremento exalar fumaça tóxica todo ano e ninguém reclamar?

Recentemente os matutos de “Odnum od Uc” fizeram uma farra de peixe na capital do país na vã esperança de transformar consumidores de boas comidas e de paladar apurado em apreciadores de gororoba. A vergonha só não foi maior porque a sinistra guloseima foi gratuita. Dizem até que o maior mandatário do país teria apreciado “aquela comida de beiradeiro”. Enquanto isso, entra ano e sai ano e a fumaça das queimadas que manda doentes para os precários hospitais da região é uma rotina infernal, apesar dos churrascos de peixe e da proibição dos canudinhos de plástico. Porém, o suplício sufocante está apenas no começo. A partir de agora, é proibido, por exemplo, publicar que os desmatamentos na Amazônia crescerem quase 300 por cento em relação ao ano anterior. Eufóricos, os habitantes de “Odnum od Uc” não veem a hora da esperada chuva de bosta em sua cidade. E a fumaça já pode ser um prenúncio.

*É Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    Pedro Paulo Almodovar 12/08/2019

    Pessoal! Vamos parar de falar mal de Bolsonaro! Ele não tem muito a ver com a fumaça que, a cada ano, infesta nosso ar nos meses de seca. Isso já acontecia quando Bolsonaro era militar, e foi expulso (empurrado à reserva com aposentadoria integral) aos 33 anos, só porque queria tacar fogo nos quartéis, pra forçar aumento de salário. A fumaça também já existia quando o presidente começou sua trajetória de deputado federal (função que exerceu por 28 anos sem nada produzir de bom). Fez muita confusão, mudou seis vezes de partido, humilhou mulheres, tripudiou LGBT's, amealhou fortunas que enriqueceram sua família, abusou do nepotismo, garantindo emprego e altos salários para centenas de parentes e amigos, apoiou milícias, e enquanto isso, a FUMAÇA CONTINUAVA A NOS PERTURBAR AQUI EM PVH... E hoje ele é presidente (eleito pela plebe ignara de nosso país)... Mas foi eleito. Paremos de falar mal do mito. Ele sempre foi lambanceiro. Os muitos brasileiros que nele votaram, queriam que ele prosseguisse falando bobagens, fazendo besteiras, nos envergonhando mundialmente. Mas não falemos mal dele! Ele, por enquanto, não está produzindo muita fumaça. Mas em breve, toda a Amazônia estará ardendo. Só os madeireiros, os garimpeiros e os produtores rurais predadores da selva estarão rindo muito. E nós ? Bem, nós estaremos assistindo notícias de secas no centro-sul (pela ausência de nuvens voadoras provindas do Norte), morte dos índios, dos rios, dos igarapés, extinção de centenas de espécies de seres vivos da Amazônia. E estaremos tossindo muito, diante da fumaça de queimadas de um resto de capoeira da região. Mas não falem mal do mito.

  • 2
    image
    Rivaldo 09/08/2019

    Professor, esquece que tu és um betadeiro, também? Por causa de que, ainda busca a tua sobrevivência nesta cidade "fétida?" Gentinha é você, suprassumo da merda são os teus conhecimentos, tenho pena de quem tem você como "professor". Tenho dito!

  • 3
    image
    nico 09/08/2019

    Nobre professor, faça um favor a nós todos, prenda a respiração e não encha seus nobres pulmões europeus de nosso ar fétido. Quando for expressar sua revolta, antes se informe para não escrever asneiras e devaneios, a "Lei dos Canudos" é municipal, logo quem a aprovou foi a câmara e só é válida em Porto Velho, para se escrever e ser lacrador, como é vossa pretensão é imprescindível, primeiro se informar.

  • 4
    image
    Carlson Lima 09/08/2019

    Parabéns Professor Nazareno excelente texto, é uma pena que seus críticos tenham uma gramática rica com palavras diferentes, como por exemplo, esquerdopata, petralhas, petistas de bosta e outros adjetivos bestiais, eles trazem a Moral de Calabá em seus discursos, não se pode levar esses a sério esses moralistas, hum eles já esqueceram Aécio, Temer, Caiado, Raupp, Cassol e outros, eles os calabistas vivem o PT, Lula, Dilma e o comunismo no Brasil, algo que nunca se viu no Brasil foi o comunismo. O pobre vai ascender se fala em comunismo, petralhas, esquerdopata, enfim eles começam a pensar que são elite, ou seja, pobres com mania de grandeza . Em momento algum vejo o senhor ofender nosso povo e sim brincar e debochar de pessoas que se acham politizadas com idéias atrasadas para atrasar ainda mais o desenvolvimento do país. Bom final de semana!

  • 5
    image
    Mariana 09/08/2019

    Parabéns Sr. Editor, todos esperavam o retorno do Nazareno!!

  • 6
    image
    Paulo Macedo Duarte Hans 09/08/2019

    Piada , chamar piada bolsonarica, moro a 30 anos aqui e sempre foi assim, sempre buscando oportunismo os esquerdopatas

  • 7
    image
    EVANDRO 09/08/2019

    KKKKKK, sitizinho bosta mesmo, esquerdopatas. Só de ver que são lulistas já desabona a inteligencia do site.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook