Funcer reforça a importância das artes cênicas na cultura em comemoração do “Dia Universal do Teatro”
Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a cultura tem se mantido firme em seu propósito e se tornado cada vez mais necessária ao desenvolvimento humano
Atividades cênicas estão sendo desenvolvidas de forma virtual desde o início da pandemia
O Governo de Rondônia, por meio da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), reconhece a importância das artes cênicas para a cultura e para a sociedade, principalmente em tempos de pandemia. Por ser uma das principais artes do mundo, ao dia 21 de março, foi dado o título de Dia Universal do Teatro.
Encenar é uma arte e um dos rituais mais primitivos da humanidade, existe há mais de 30 mil anos. Desde aquela época os povos já utilizavam a encenação como uma maneira de contar histórias.
Antes da pandemia Teatro Palácio das Artes com suas 1005 poltronas lotadas
De acordo com a presidente da Funcer Simone Bittencourt “em cumprimento ao decreto de distanciamento social todas as salas de teatro do Estado estão fechadas. As aglomerações são prejudiciais e precisamos proteger a população”. Antes da pandemia as duas principais salas de teatro de Rondônia, o Teatro Palácio das Artes com capacidade para 1005 pessoas, e o Teatro Guaporé com capacidade para 235 pessoas recebiam público normalmente. Em 2019 foram 59 apresentações somente no Teatro Guaporé.
Com a pandemia a forma de fazer teatro mudou um pouco. “Quando falamos em teatro, imagina-se logo um grande espetáculo, com centenas de pessoas no publico, neste cenário de pandemia, este segmento sofreu drasticamente, pois para a realização de peças teatrais é necessário um grande elenco. Mesmo com tudo isso, o teatro vem se reinventando, com performances virtuais em todo o mundo. Aqui mesmo em Rondônia, muitos grupos teatrais estão participando de festivais por todo o País, de forma online, através dos editais contemplados pela Lei Aldir Blanc e também de forma independente”, salienta salienta a presidente da Fundação Cultural de Rondônia. Hoje, em Rondônia trinta grupos teatrais integram o Conselho Estadual de Cultura, mas sabe-se que existem muitos mais espalhados pelo Estado”. Isso mostra a importância do teatro para a cultura e a sociedade.
BENEFÍCIOS DO TEATRO
Assim como o esporte, melhora o desenvolvimento físico, coordenação motora capacidade de atenção e a colaboração em grupo, o teatro também traz benefícios para as pessoas. Não é difícil notar as diferenças geradas em uma pessoa antes e depois de assistir a um espetáculo. O teatro é uma das manifestações artísticas mais completas. As histórias contadas e vividas pelos atores, trazem o cotidiano de pessoas, lições de vida e posicionamentos sociais relevantes na construção do indivíduo e da sociedade.
O PALCO COMO LOCAL DE DEBATE
O palco é um local de debate de problemas enfrentados pela sociedade e vem sendo utilizado para debater necessidades as nossas necessidades, sejam elas individuais e sociais. “É indiscutível a importância dos teatros para a sociedade, este elo vai além de interpretações de roteiros, expressões corporais. O teatro nos leva a ter uma visão mais ampla da sociedade, além de incentivar a busca pelo conhecimento, e de forma lúdica e divertida aborda temas importantíssimos como: preconceito, respeito às diversidades étnicas, sexuais e de gênero, ajudando a disseminar um pensamento de mais amor e respeito entre as pessoas”, finaliza a presidente da Funcer.
Governo reforça criteriosa metodologia do Programa Nacional de Imunizações aderida no Estado de Rondônia
No momento, estão sendo vacinados idosos com idade entre 75 e 79 anos de idade
Governo de Rondônia recebe 10ª remessa de vacinas contra Covid-19 e pede às prefeituras celeridade na imunização
Dos 96.629 imunizantes distribuídos aos municípios para aplicação da 1ª dose, 38.951 ainda não foram administradas pelas prefeituras
CEEXT defere processos de servidoras de Rondônia
A Comissão também indeferiu o pedido de 110 servidores que aguardavam pela inclusão no quadro em extinção da administração federal
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook