Gestantes devem redobrar os cuidados com a Dengue
Com mais de 5 mil casos registrdos nas ultimas semanas, a ginecologista Roberta Simonaggio destaca que sem diagnóstico precoce, a doença pode levar ao aborto e até a morte
Só neste começo de ano o Brasil já ultrapassou 700 mil casos de dengue. Além disso, 135 mortes foram provocadas pela doença e outros 481 casos estão em investigação, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Entre as gestantes, foram mais de 5 mil registros de contágio pela doença em seis semanas, atingindo uma alta superior a 300% na comparação com 2023.
Em meio ao cenário preocupante, as futuras mamães tornam-se o público principal de atenção e precisam redobrar os cuidados. “Estamos falando de um grupo de risco e que contrair a dengue pode levar ao óbito e resultar em aborto do feto”, explica a ginecologista Roberta Simonaggio.
Em mulheres grávidas e puérperas a doença pode variar de forma assintomática e prejudicar os cuidados necessários com o bebê.
“Se a grávida pegar dengue no começo da gestação, pode levar a um abortamento. Se a infecção ocorrer no meio da gravidez, pode ocasionar o nascimento de um bebê prematuro. E por fim, se a doença for adquirida próxima ao parto, os vírus que estão circulando na mãe podem infectar o bebê, já que a placenta é uma via de transmissão. Assim, se o recém-nascido nascer com dengue, pode ter complicações”, explica a ginecologista.
Após o parto já não é mais possível transmitir ao bebê pelo aleitamento, mas ainda é recomendado o uso de repelente pra evitar o contágio até mesmo do pequeno, “ afinal, a prevenção continua sendo a melhor forma de evitar a doença”, conclui a médica.
Dra. Roberta Simonaggio - Ginecologista e Obstetra - 𝑪𝑹𝑴 / 146440 - 𝑹𝑸𝑬 / 71435
Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 2010. Fez especialização em Ginecologia e Obstetrícia e em Endoscopia Ginecológica também na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo nos anos de 2011 a 2015. Fez especialização em reprodução Humana no Hospital Pérola Byington no ano de 2015. E atualmente atende em consultório e nos principais hospitais e maternidades de São Paulo.
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus comemora 102 anos de existência
Cerca de 10 mil pessoas participaram do evento que teve início às 18h do dia 02 de março de 2024
8ª edição da Campanha Salvando Vidas acontece nos dias 08 e 09 de março
A ação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Jaru, Fhemeron e a vereadora Professora Damiana
Encontro Pedagógico capacita multiplicadores para ações educativas de trânsito em todo o Estado
Escola Pública de Trânsito promove encontro para discutir metodologias inovadoras na educação de trânsito de Rondônia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook