Girão critica 'ativismo político-ideológico' do STF e defende impeachment de Moraes
Ele também voltou a defender a abertura, pelo Senado, do processo de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes
Ao discursar em Plenário nesta terça-feira (29), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou o que chamou de "ativismo político-ideológico" do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também voltou a defender a abertura, pelo Senado, do processo de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Girão disse que "o ativismo judicial político-ideológico é tão grande que está causando uma profunda distorção na principal missão dos ministros do STF, quando precisam julgar ações com fidelidade absoluta à Constituição do Brasil".
— Qual deve ser o espírito que deve nortear a interpretação sobre a constitucionalidade de determinado artigo? O correto é buscar qual o real espírito do legislador e nunca forçar a barra para impor a visão pessoal dos ministros — declarou o senador.
Nesse contexto, ele voltou a cobrar do Senado a abertura do pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes — que seria, segundo Girão, "o primeiro e decisivo passo". O senador lembrou que um pedido de impeachment do ministro do STF foi apresentado recentemente, "com mais de 50 laudas, assinado por 157 deputados federais, dois deles constitucionalistas (...), e apoiado por quase 2 milhões de cidadãos brasileiros".
— A gente não tem mais justificativa [para não abrir o processo de impeachment], porque voltamos com as atividades desta Casa agora; acabaram-se as eleições. E o Senado... Já passou da hora de se levantar, de romper com essa omissão covarde e de, finalmente, cumprir com a sua obrigação constitucional — afirmou Girão.
O senador também protestou contra a decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, que anulou todas as condenações de José Dirceu no âmbito da Operação Lava Jato. Para Girão, a decisão é mais um exemplo de "um Supremo marcado por arbitrariedades e abusos de autoridade".
Bittar questiona decisão do STF que anulou condenações de José Dirceu
O parlamentar afirmou que a recuperação dos direitos políticos de Dirceu “constitui um ato de impunidade no país” e afeta a confiança dos brasileiros
Notas promissórias e a eleição da Mesa Diretora: rumores de negociações questionáveis entre vereadores em Porto Velho
Tais manobras, embora até o momento sem provas, evocam práticas de outras ocasiões na política rondoniense, onde a interferência da Polícia Federal foi necessária
TRE-RO apresenta balanço do 2º turno das Eleições 2024
Votação em Rondônia foi totalizada em menos de 1h30min
Comentários
"Grande" Senador Girão !!! Grande panaca! Um perfeito imbecil, querendo colocar em dúvida a importância e competência do Ministro Alexandre de Moraes. Vergonha, girão minúsculo.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook