Governador de Rondônia lamenta perda de Euro Tourinho
O Governo externa suas condolências à família, às demais autoridades, à legião de amigos do jornalista, e a todo o povo de Rondônia
Euro Tourinho dirigiu o jornal centenário
O Governo de Rondônia lamenta a perda do mais longevo dos jornalistas da Amazônia Brasileira, na noite desta segunda-feira, 25 de novembro de 2019, em Porto Velho.
O Sr. Euro Tourinho dirigiu por décadas a Redação do Alto Madeira, cuja circulação foi interrompida em outubro de 2017, quando completou cem anos.
O Governo externa suas condolências à família, às demais autoridades, à legião de amigos do jornalista, e a todo o povo de Rondônia.
Desde quando assumiu a direção do Alto Madeira, que pertenceu nos anos 1960 à rede dos Diários Associados, do também lendário Assis Chateaubriand, o Sr. Euro Tourinho ficou conhecido por ser um homem compromissado com causas nobres.
Entre outros acontecimentos, o jornal cobriu a notável Caravana Ford e a construção da BR-29, mais tarde BR-364. Sr. Euro ajudou a construir a Catedral do Sagrado Coração de Jesus e o Colégio Dom Bosco, onde estudou. Carregou tijolos para as duas obras.
O mais importante jornal de Rondônia fez parte da robusta rede dos Diários Associados, o maior e mais influente grupo de comunicação do Brasil e da América Latina durante muitos anos, notadamente entre as décadas de 1950 e 1970.
Pessoalmente, o Sr. Euro descia do cargo de diretor para irmanar-se à Redação, e nela trabalhava diuturnamente na reportagem, dentro e fora do prédio de seu jornal.
Ouvia as pessoas, dava voz e vez às partes, fossem pessoas simples ou autoridades. Buscava a verdade dos fatos. Assíduo e preocupado com horários de solenidades, muitas vezes chegava adiantado e cobrava dos cerimoniais a respeito do horário estabelecido.
O Palácio da Memória, antiga sede do Governo, guarda a íntegra da maior obra de história escrita desde o velho Território Federal do Guaporé, a Rondônia e ao novo estado brasileiro. Lá está a fonte de pesquisas aos mais jovens que por ventura queiram saber a saga deste personagem que se vai.
Amigo de todos, Euro Tourinho não viveu em vão; ajudou a escrever a história e dela também fez parte, com honras de pioneiro.
Esteja em paz, Euro Tourinho.
Rondônia é eternamente grata por ter tido em sua pessoa um dos baluartes da construção do estado.
CORONEL MARCOS ROCHA
Governador do Estado de Rondônia
Descanse em paz meu amigo Euro Tourinho
Euro Tourinho é um homem cuja história se mistura com a história de Porto Velho
Luta pelo fim da violência contra mulher é enfatizada durante entrega de credenciais
Em seu discurso, o presidente da Seccional Elton Assis, ressaltou a honra em entregar as credenciais aos novos profissionais e reafirmou a importância do dia 25 para a sociedade
Ausência de provas afasta indenização de diretora por discriminação de gênero
Não ficou demonstrado que as dificuldades decorriam do fato de ela ser mulher
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook