Luta pelo fim da violência contra mulher é enfatizada durante entrega de credenciais
Em seu discurso, o presidente da Seccional Elton Assis, ressaltou a honra em entregar as credenciais aos novos profissionais e reafirmou a importância do dia 25 para a sociedade
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou na noite desta segunda-feira (25), a sessão solene de entrega de credenciais a 29 novos advogados e uma estagiária em Direito. Na ocasião, o Dia Internacional da luta pelo fim da violência contra a mulher, ganhou destaque. A data é celebrada anualmente no dia 25 de novembro com o intuito de alertar a sociedade sobre os diversos tipos de violências sofridas pelas mulheres.
Após prestarem o juramento, os novos advogados e advogadas foram parabenizados pela direção da entidade e receberam a credencial da OAB/RO, a carteira da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), o token de acesso ao PJE e o Manual do Jovem Advogado.
Em seu discurso, o presidente da Seccional Elton Assis, ressaltou a honra em entregar as credenciais aos novos profissionais e reafirmou a importância do dia 25 para a sociedade. “Essa é uma pauta permanente, temos que sempre trazer à sociedade brasileira, essa mácula que atinge o país”, afirmou.
Assis relembrou ainda sobre o compromisso que os novos advogados firmaram nessa sessão, na qual é regida por palavras-chaves essenciais para um bom profissional, entre elas a “dignidade, a independência, a ética, o estado democrático de direito e o respeito a constituição”. Por fim, o presidente manifestou profundo pesar pelo falecimento de Eduardo Seabra Fagundes, ex-presidente e membro honorário vitalício da OAB Nacional, e do jornalista Euro Tourinho.
O secretário-geral da Ordem e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Marcio Nogueira, frisou a importância do compromisso firmado. “Vocês se comprometeram com a cidadania brasileira, de fazer pleno os direitos e deveres. Isso quer dizer que o Estado democrático de direito depende de vocês para se fortalecer”, disse aos novos advogados e estagiária.
A secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Marisselma Mariano, felicitou os novos colegas e festejou os 500 convênios realizados pela Caixa. Explicou ainda, sobre o papel assistencial da CAARO, bem como os benefícios ofertados a advocacia, incluindo o programa Anuidade Zero. “Ainda temos muito a fazer e para isto esperamos continuar contando com o apoio de cada um de vocês”, enfatizou a secretária-geral.
A solenidade teve como paraninfo o ex-presidente da Ordem, Andrey Cavalcante, que lembrou a dedicação, força de vontade e persistência dos novos profissionais ali presentes e enfatizou o papel do advogado em insurgir mediante às irregularidades. “A corrupção deflagrou uma crise moral que se alastra. Não há outro caminho para mudar essa cultura de transgressões, que a do direito, sem ele não haveremos de chegar a um país socialmente mais justo”, disse.
A presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Larissa Rodrigues, parabenizou os novos advogados, destacou a bandeira da jovem advocacia na sociedade rondoniense e enfatizou a luta contra a violência à mulher. “Convido a todos vocês, como defensores dos direitos da sociedade, a darmos início a campanha “16 dias de ativismo”. Vamos marcar essa solenidade como o primeiro dia, como um gesto de respeito, solidariedade, sororidade e compaixão às mulheres que foram vítimas de violência”, afirmou.
Representando a turma de novos advogados, a oradora Josilene Costa Assunção registrou a honra em estar recebendo a credencial. Disse ainda que “ingressar nos quadros da Ordem não é tarefa fácil” e citou Martin Luther King, para retratar o primeiro passo dado por todos os que ali estavam. “Que hoje possamos nos comprometer verdadeiramente com a justiça para que a lei alcance os fins sociais a que ela se destina, pois esse ofício não é para aqueles que se omitem”, afirmou.
Também estiveram presentes a secretária-geral adjunta, Aline Corrêa; o tesoureiro da Seccional, Fernando Maia; o vice-presidente da Comissão de Acolhimento à Jovem Advocacia, Alex Melo; o presidente de turma do Tribunal de Ética, Maurício Coelho Lara; o ex-conselheiro federal, Raul Ribeiro da Fonseca; o procurador geral do Estado, Juraci Jorge da Silva; os conselheiros Seccionais, Cleber Jair e Ulysses Sbsczk; e o diretor da Escola Superior de Advocacia, José Vitor Costa Júnior.
Ausência de provas afasta indenização de diretora por discriminação de gênero
Não ficou demonstrado que as dificuldades decorriam do fato de ela ser mulher
Ao Euro, ao mestre, com carinho
Ontem, 25 de novembro, foi a vez de um desses muito raros personagens sair da vida para entrar (pela porta da frente) na História. Uma História da qual muitas vezes ele próprio foi personagem
Dia D para imunizar jovens contra o sarampo
A meta é imunizar esta faixa etária com duas doses da vacina tríplice viral, que protege contra caxumba, rubéola e sarampo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook