Governo aguarda ajuste do TCU para contratar militares da reserva

Decreto deve ser publicado ainda esta semana, diz Bolsonaro

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil/Foto: José Cruz/Agência Brasil
Publicada em 23 de janeiro de 2020 às 09:43
Governo aguarda ajuste do TCU para contratar militares da reserva

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (23) que o governo aguarda um ajuste com o Tribunal de Contas da União (TCU) para autorizar a contratação de militares da reserva para reforçar o atendimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com Bolsonaro, o decreto com a regras deve ser publicado ainda esta semana.

"Já assinei o decreto. Ontem eu mandei não publicar. Está faltando um pequeno ajuste junto com o TCU. Se o TCU der o sinal verde, publica com a minha assinatura. Caso contrário, publica amanhã com a assinatura do [vice-presidente, Hamilton] Mourão", disse Bolsonaro.

Na semana passada, o governo anunciou que pretende contratar temporariamente cerca de 7 mil militares da reserva para o INSS para reduzir o estoque de pedidos de benefícios em atraso. A expectativa é que o acúmulo de processos caia para próximo de zero até o fim de setembro.

A contratação dos militares será voluntária, sem haver convocação. Eles serão treinados em fevereiro e em março, devendo começar a trabalhar nos postos em abril, recebendo adicional de 30% na reserva remunerada.

Segundo Bolsonaro, a medida está prevista na legislação e exige menos burocracia que a contratação de civis. “Por que militar da reserva? Porque a legislação garante. Se contratar civis, para mandar embora... entra na Justiça, direito trabalhista, complica o negócio. Militar é fácil, eu contrato hoje e demito amanhã sem problema nenhum, essa é a facilidade. E o pessoal está clamando por aposentadoria. Não é privilegiar militar, até porque não é convocação, é um convite, é a facilidade que nós temos desse tipo de mão de obra”, explicou o presidente.

De acordo com o Ministério da Economia, a medida custará R$ 14,5 milhões por mês ao governo, mas o custo deve ser compensado pela diminuição da correção monetária paga nos benefícios concedidos além do prazo máximo de 45 dias depois do pedido.

Paralelamente, entre 2,1 mil e 2,5 mil funcionários do INSS que hoje trabalham no atendimento presencial serão remanejados para reforçar a análise dos processos.

Comentários

  • 1
    image
    Fábio franco 23/01/2020

    Para região norte poderia abrir espaço também aos funcionários que foram transposto.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Denúncia do MP contra Greenwald lembra perseguição da direita a Samuel Wainer

Denúncia do MP contra Greenwald lembra perseguição da direita a Samuel Wainer

"A lembrança do que aconteceu a Samuel Wainer vem automaticamente à memória ao ler a notícia de que Glenn Greenwald foi denunciado pelo Ministério Público Federal como “cúmplice” dos hackers que invadiram os celulares da turma da Lava-Jato em Curitiba", diz a colunista Cynara Menezes, do Jornalistas pela Democracia, lembrando como Wainer não foi defendido pelos colegas da grande imprensa