Governo de RO amplia negociações sobre corredor bioceânico durante visita de delegação chilena em Porto Velho
Encontro busca fortalecer a integração logística entre o Brasil e os países da costa do Pacífico, ampliando rotas de exportação
O encontro teve como objetivo estreitar relações e alinhar parcerias que possam viabilizar a expansão do comércio exterior
O governo de Rondônia recebeu, na terça-feira (2), uma delegação chilena para conhecer a estrutura do Porto de Porto Velho e avançar nas tratativas sobre o corredor bioceânico, rota estratégica que ligará Rondônia ao Oceano Pacífico e aos mercados da Ásia. O grupo conheceu a estrutura do terminal portuário e discutiu novas formas de integração econômica.
O encontro teve como objetivo estreitar relações e alinhar parcerias que possam viabilizar a expansão do comércio exterior. Durante a visita, a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) destacou os investimentos que estão em andamento para fortalecer a infraestrutura e ampliar a capacidade logística do estado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a logística fluvial pelo Rio Madeira garante redução de custos, sustentabilidade e maior eficiência para o agronegócio. “O governo tem trabalhado em obras e investimentos que potencializam a produção agrícola e criam novas oportunidades de exportação. Estamos avançando para que Rondônia seja cada vez mais competitiva, garantindo condições de escoamento seguras e modernas, o que fortalece nossa economia e abre novos mercados para os produtores locais”, ressaltou.
Segundo o presidente da Soph, Fernando Parente, a concessão da Hidrovia do Madeira é estratégica para ampliar o escoamento da produção agrícola e integrar Rondônia ao comércio exterior. “O corredor bioceânico abre para Rondônia uma porta direta para o Pacífico. Isso significa mais competitividade para nossos produtores e maior inserção do estado no comércio internacional”, afirmou.
PARCERIA INTERNACIONAL
A delegação chilena conheceu de perto a infraestrutura do Porto de Porto Velho
A delegação chilena conheceu de perto a infraestrutura do Porto de Porto Velho, que conta com 20 hectares, e reforçou a importância da aproximação entre os dois países para ampliar rotas de exportação e oportunidades de negócios. Na ocasião foi apresentado ainda, a dinâmica da exportação de grãos.
De acordo com o presidente da Sohp, a soja, principal produto que passa pelo terminal, vem de Rondônia e do noroeste do Mato Grosso. No último ano, a área de plantio no estado cresceu 15%. Cada embarcação transporta em média 2 mil toneladas de soja, e os comboios, com até 30 embarcações, equivalem de 1.200 a 1.500 caminhões fora das rodovias. “Esse modelo reduz custos logísticos, diminui a emissão de poluentes e amplia a sustentabilidade, fortalecendo a competitividade do agronegócio rondoniense”, frisou.
A delegação também foi recebida pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, no Palácio Rio Madeira
ALIANÇA
Os representantes chilenos reforçaram a importância da aproximação e reforçaram que Arica e Parinacota estão no coração da América do Sul, e a aliança com Rondônia é necessária para a integração regional e para o fortalecimento do corredor bioceânico. A delegação também foi recebida pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, no Palácio Rio Madeira. O encontro teve como como foco estabelecer parcerias estratégicas no contexto do Corredor Bioceânico, por meio de um projeto que busca fortalecer a integração logística entre o Brasil e os países da costa do Pacífico, ampliando rotas de exportação e a geração de negócios.
PARTICIPANTES
A comitiva foi formada pelo governador regional de Arica e Parinacota, Diego Paco Mamani; o chefe da Divisão de Fomento e Indústria, Mirtha Arancibia Cruz; o gerente-geral da Empresa Portuária Arica, Jorge Cáceres Godoy; e gerente-geral do Terminal Puerto Arica, Camilo Jobet Weisser.
Produtores de RO recebem 5 mil toneladas de calcário em 2025
Cada carreta de calcário trazida pelo governo do estado carrega 46 toneladas do corretivo de solo, e cada carreta pode corrigir até 15 hectares de solo
Veja as defesas no 2º dia do julgamento de Bolsonaro
Julgamento continua na próxima semana, com voto de ministros
Senado aprova PEC que muda regras dos precatórios
Emenda à Constituição será promulgada no próximo dia 9




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook