Governo de RO fortalece segurança alimentar com produtores inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos Indígena
O foco da iniciativa é garantir que a produção agrícola indígena seja comprada pelo governo, com o intuito de abastecer o sistema de segurança alimentar

O foco da iniciativa é garantir que a produção agrícola indígena seja comprada pelo governo, com o intuito de abastecer o sistema de segurança alimentar
A primeira edição do Programa de Aquisição de Alimentos Indígena (PAA-Indígena) obteve cerca de 500 inscrições em Rondônia, o que pode gerar um impacto no incentivo ao fornecimento de alimentos e geração de renda para as comunidades. O PAA-Indígena no estado tem se mostrado uma importante iniciativa para o fortalecimento da segurança alimentar e estímulo aos povos originários pelo governo de Rondônia. A realização desse Programa, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), apresenta o reflexo do interesse e confiança das comunidades neste.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação é fundamental para o desenvolvimento sustentável e a promoção da autonomia dos povos originários no estado. “Este é mais um programa importante para o desenvolvimento das nossas comunidades, pois, além de promover a segurança alimentar, permite o escoamento da produção local, oferecendo dignidade e sustentabilidade às famílias tradicionais”, enfatizou.
O foco da iniciativa é garantir que a produção agrícola indígena seja comprada pelo governo, com o intuito de abastecer o sistema de segurança alimentar, gerando uma cadeia de abastecimento de alimentos.
O secretário da Seagri, Luiz Paulo, ressaltou o impacto da adesão dos povos originários ao programa. “É um passo importante para as comunidades indígenas de Rondônia. O PAA-Indígena oferece apoio no que concerne à aquisição de alimentos produzidos pelas comunidades, estimula a economia local, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade e o respeito às culturas indígenas. Nosso trabalho é garantir que todos os requisitos sejam atendidos para podermos integrar, ainda mais, os povos indígenas à cadeia produtiva do estado, beneficiando diretamente suas famílias com a venda da produção agrícola.”
ETAPAS
- Inscrições de agricultores familiares
- Seleção de agricultores familiares
- Aprovação dos agricultores familiares
- Aquisição dos produtos agrícolas
- Pagamento aos agricultores
Com o acompanhamento do governo de Rondônia e a adesão massiva das comunidades, o PAA-Indígena tem se consolidado como um modelo de política pública eficaz, alinhando à necessidade de alimentação saudável com o fortalecimento da economia local e promoção da dignidade da população indígena no estado.
Inscrições para cursos na Escola Móvel de Informática estão abertas até dia 4, em Porto Velho
A Escola Móvel de Informática do Idep contempla Porto Velho com o ensino itinerante voltado à tecnologia, com inscrições abertas até a próxima terça-feira (4)
Governo de RO abre inscrições para formadores do Programa de Alfabetização
As inscrições estarão abertas a partir das 12h do dia 3 de fevereiro até as 23h59 do dia 10 de fevereiro
A fritura de Jr. Gonçalves e a síndrome do governador de pé quebrado
A pergunta que se impõe é: o governador está apenas observando ou participa ativamente desse processo?
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook