Governo de RO reforça estoque de hipoclorito para purificação de água ao consumo
O hipoclorito de sódio é um insumo distribuído gratuitamente pelo governo do estado na forma de frasco de 50 ml, em solução a 2,5%
Estoque existente garante fornecimento seguro até o fim do ano
A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) reforça o estoque de hipoclorito de sódio, que é fornecido para purificação da água, especialmente nos municípios e localidades que tiveram a crise hídrica agravada pela drástica redução de água nos mananciais.
O hipoclorito de sódio é um insumo distribuído gratuitamente pelo governo do estado na forma de frasco de 50 ml, em solução a 2,5%, eficaz para combater bactérias, vírus ou parasitas que podem causar doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus ou covid-19, por exemplo.
Na segunda-feira (21), a Agevisa recebeu um carregamento do produto para distribuição às gerências regionais, conforme demanda dos municípios. No mesmo dia foram encaminhadas remessas às regionais de Ji-Paraná e Vilhena.
Segundo o coordenador do Programa Estadual de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres Naturais (Vigidesastres), geógrafo José Maria Prestes, o estoque existente é suficiente para suprir as gerências e os respectivos municípios abrangentes até o final deste ano. “Embora tenhamos esse estoque, em função das dúvidas suscitadas pela crise hídrica, solicitamos mais duas remessas extras de segurança,” pontuou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Agevisa é mais um dos braços do governo nesse esforço conjunto para enfrentar a crise hídrica. “O objetivo é garantir água potável de forma segura às comunidades, principalmente nas áreas mais afetadas”, ressaltou.
De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima. a distribuição de hipoclorito é uma ação conjunta do governo de Rondônia, combatendo doenças e promovendo a qualidade de vida, especialmente durante esse período desafiador.
A Agevisa recomenda o uso correto do hipoclorito de sódio 2,5% da seguinte forma e nas proporções:
- Filtrar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Após filtrar, coloque 2 gotas para cada litro de água. Aguardar 30 minutos para poder beber. Para a higienização de frutas, hortaliças, legumes e verduras, 1 colher de sopa de hipoclorito por 1 litro de água. Imergir por 30 minutos.
Para quantidades maiores, as proporções são as seguintes:
- Uma colher de chá (2 ml) para 20 litros. Uma colher de sopa (20 ml) para 200 litros de água. Para uso em caixas d’água, cisternas e recipientes de grande porte previamente higienizados, usar um frasco de hipoclorito de sódio 2,5% de 50 ml para cada 500 litros de água. Aguardar 30 minutos antes de fazer uso.
- A Agevisa não recomenda o uso em poços.
Motociclista de aplicativo e passageira ficam feridos após acidente com carro em Porto Velho
Durante a manobra, a motocicleta colidiu com a lateral do carro, resultando na queda do piloto e da passageira
Motorista avança preferencial e causa acidente grave com motociclista em Porto Velho
O capacete da vítima se soltou durante a colisão, resultando em múltiplas lesões e fratura no braço
Poeta e letrista Antonio Cícero morre na Suíça, aos 79 anos
Diagnosticado com Alzheimer, ele optou por morte assistida
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook