Governo de Rondônia, prefeitura e vereador discutem melhorias para o Memorial Rondon

Entre os assuntos discutidos, o que mais chamou a atenção foi o que tratou das medidas a serem tomadas em relação ao Memorial Rondon, que atualmente recebe grande demanda de turistas

Silvio M. Santos Fotos: Lobo Silva e Daiane Mendonça
Publicada em 12 de fevereiro de 2020 às 16:41
Governo de Rondônia, prefeitura e vereador discutem melhorias para o Memorial Rondon

Superintendente da Setur recebeu secretários municipais e vereador em seu gabinete

O complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi alvo de discussão em reunião, realizada no gabinete da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), na segunda feira (10), em Porto Velho.

Entre os assuntos discutidos, o que mais chamou a atenção foi o que tratou das medidas a serem tomadas em relação ao Memorial Rondon, que atualmente recebe grande demanda de turistas oriundos de cidades do interior do estado e de outros estados da federação e até do exterior. Gilvan Pereira, superintendente da Setur disse que em breve será publicado Edital de Licitação para concessão do espaço destinado à Lanchonete.“Os artesãos já atendem no local”, explicou.

O superintendente destacou que o turista ao visitar o Memorial, além de conhecer a história do Marechal Rondon conhece a primeira igreja católica construída em terras que hoje formam o estado de Rondônia: a Igrejinha de Santo Antônio, que proporciona uma visão privilegiada do Por do Sol do rio Madeira.

Ali também existe a estação de onde parte o passeio de Litorina, que vai do Casarão até a Vila Candelária passando pelo lendário Cemitério onde estão os restos mortais daqueles que trabalharam na construção da ferrovia, entre 1907 e 1912 do século passado.

O presidente da Emdur, Thiago Tezzari disse que o prefeito Hildon Chaves tem preocupação especial com a segurança em todo o complexo turístico que abrange desde o complexo em frente a cidade até o Memorial Rondon, inclusive, com o acesso entre o cemitério e o Memorial, que recentemente recebeu pavimentação asfáltica e será totalmente iluminada pela equipe da Emdur.

LOCOMOTIVA MARECHAL RONDON 

Gilvan Pereira lembrou, que atendendo sugestão do vereador Alecks Palitot, o deputado Ezequiel Neiva deverá colocar emenda parlamentar no valor de R$ 520 Mil, que será aplicado na recuperação da locomotiva Marechal Rondon, também conhecida como “Máquina 14”.

Quando essa composição estiver pronta, ficará exposta em destaque na área do Memorial para visitação pública. Ela não vai percorrer nenhum trecho da linha férrea, apenas será utilizada como referência histórica”, disse Gilvan

Ocampo Fernandes, presidente da Funcultural, disse que a prefeitura destinou o antigo prédio da Enaro para a instalação do quartel da Polícia Turística que passará a atuar quando o complexo for liberado a visitação.

Outra sugestão do vereador Palitot diz respeito a parceria com as comunidades indígenas, para a utilização da Oca existente no Memorial Rondon para exposição e comercialização de artesanatos indígenas. Euzébio Lopes, secretário municipal da Semdestur se comprometeu a contribuir com a divulgação dos atrativos turísticos, que fazem parte do Complexo da Madeira Mamoré, com ênfase ao Memorial Rondon

“Ações como esta mostram que o trabalho em parceria sempre será produtivo”, enfatizou o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha.

Participaram da reunião, o superintendente da Setur Gilvan Pereira Júnior, Secretário da Semdestur Euzébio Lopes, Presidente da Emdur Thiago Tezzari, Presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes e o Vereador Alecks Palitot.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook