Governo de Rondônia solicita apoio de médicos residentes para aumentar oferta de leitos nas unidades

Como uma das alternativas, a Sesau enviou ofício à Comissão Estadual de Residência Médica solicitando a disponibilização de tutores e médicos para ampliação dos leitos de UTI

Anayr Celina Fotos: Daiane Mendonça e Italo Ricardo Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 26 de janeiro de 2021 às 09:08
Governo de Rondônia solicita apoio de médicos residentes para aumentar oferta de leitos nas unidades

Hospital de Campanha da zona Leste tem capacidade para 53 leitos, mas somente 40 estão em funcionamento devido a falta de médicos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está adotando medidas para atender a demanda na falta de médicos que possam atuar na linha de frente para o combate à Covid-19. Como uma das alternativas, a Sesau enviou ofício à Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem) solicitando apoio quanto à disponibilização de tutores e médicos residentes para ampliação dos leitos de UTI nas unidades de atendimento.

Segundo o secretário de saúde, Fernando Máximo, o Estado já conta com estrutura e equipamentos para ofertar atendimentos aos pacientes, mas enfrenta a falta de médicos.

“Estamos buscando de todas as formas suprir essa necessidade. Pedimos apoio aos médicos residentes para que nos ajudem a ampliar leitos e salvar vidas”, enfatizou o secretário.

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação, pelo qual os profissionais realizam para especialização em determinada área da medicina. O objetivo da residência médica é consolidar os conhecimentos adquiridos com o acompanhamento de tutores especialistas na área.

AMPLIAÇÃO DE LEITOS

O Hospital de Campanha da Zona Leste (Cero) esta entre as unidades hospitalares que possuem capacidade para ampliação de leitos. Atualmente funciona com 40 leitos, sendo 20 leitos clínicos e 20 de UTI, mas têm capacidade para disponibilizar mais 13 leitos, sendo 10 de UTI e três clínicos.

Além das medidas adotadas, o Governo do Estado tem realizado chamamentos públicos convocando profissionais médicos das mais diversas especialidades. Ao todo 63 editais já foram lançados com 1.035 profissionais convocados.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook