Governo e parceiros discutem plano de ação em reunião para a retomada da lavoura cacaueira
Com o avanço das novas tecnologias, o cacau tem voltado a fazer parte das grandes potencialidades, e Rondônia tem se destacado entre os maiores produtores de cacau do País
Com o avanço das novas tecnologias, o cacau tem voltado a fazer parte das grandes potencialidades de Rondônia
Em reunião realizada com representantes de instituições públicas e privadas, entidades representativas e parlamentares, discutiram-se ações para levantamento de diagnóstico da cadeia produtiva do cacau, no município de Cacoal. Impulsionados pelo movimento Pró-Cacau, o grupo busca apoio na revitalização da lavoura cacaueira. Levando as políticas do Governo do Estado, fomentada pela Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater vai coordenar o plano de ação, que retomará o fortalecimento dessa cadeia produtiva.
O cacau já foi um dos grandes destaques produtivos de Cacoal. Em meados dos anos 1970/80, representou grande parcela da economia local, entretanto, o êxodo rural provocado pela saída de jovens em busca de estudos e novas oportunidades, a proliferação de novas culturas fizeram com que a lavoura cacaueira fosse substituída por outras que exigiam menos mão de obra.
Com o avanço das novas tecnologias, o cacau tem voltado a fazer parte das grandes potencialidades, e Rondônia tem se destacado entre os maiores produtores de cacau do País. O incentivo do governo Estadual, com a distribuição de mudas de cacau clonal através do programa “Plante Mais”, trouxe novas expectativas e, com isso, o movimento Pró-Cacau, de iniciativa do vereador Romeu Moreira, busca junto às entidades representativas aquecer o setor produtivo do município, trazendo mais esta alternativa de renda aos agricultores familiares da região.
O movimento Pró-Cacau visa incentivar os produtores rurais na revitalização da lavoura cacaueira
Nesse segundo encontro (o primeiro foi realizado em janeiro deste ano), já foram dados os primeiros passos para o levantamento de um diagnóstico, a fim de implementar um modelo de produção que atenda às necessidades locais.
Segundo o diretor presidente da Emater, Luciano Brandão, é preciso fazer uma análise do cenário atual, apresentar uma matriz para conhecer a atual realidade do município e dos órgãos responsáveis pela execução, para então apresentar o plano de ação sólido à sociedade, explicou.
Esta retomada da lavoura cacaueira faz parte das ações elencadas no Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia – PDES. De acordo com o governador Marcos Rocha a Emater deverá estar presente em toda iniciativa que venha atender às necessidades do produtor rural familiar. “Rondônia é um estado do agronegócio, e incentivar as culturas agrícolas daqui é uma das nossas prioridades”, ressaltou.
Além da Emater, estiveram representadas na reunião, para levantamento de diagnóstico da cadeia produtiva do cacau, em Cacoal, as instituições Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Serviço Nacional De Aprendizagem Rural – Senar, Secretaria Municipal de Agricultura, Câmara Municipal de Cacoal, Associação Comercial e Industrial, entre outros segmentos da sociedade.
Prefeito se reúne com o Ministro das Cidades
Isaú tratou sobre a entrega do Residencial Morar Melhor II
Seosp finaliza reforma de berçário da Creche para atender a crianças que estudam em tempo integral
A reforma da creche Moranguinho em Ariquemes beneficia crianças de 0 a 3 anos oferecendo um ambiente mais adequado e aconchegante
Aneel mantém bandeira tarifária verde para março
Contas de luz estão sem cobrança extra desde abril de 2022
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook