Governo realiza instrução técnica de licenciamento ambiental em Mirante da Serra
Atualmente, o Estado de Rondônia possui 22 municípios descentralizados
A Assessoria de Descentralização Ambiental (Asdea) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), entre os dias 9 e 13 de novembro, realiza o repasse das atividades potencialmente poluidoras de baixo impacto e instrução dos procedimentos de licenciamento ambiental na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mirante da Serra.
Suélen Grego, assessora de Descentralização Ambiental, relata que mediante à habilitação do município, é necessária a realização de instrução dos procedimentos de licenciamento ambiental (etapas, instrumentos de licenciamento, prazos, aplicabilidade e outros) junto a equipe técnica, de acordo com a legislação federal, estadual e municipal.
Ela orienta ainda que a Secretaria realize trabalhos de Educação Ambiental voltados para a regularização dos empreendimentos quanto ao licenciamento, alertando a população sobre os novos procedimentos e sobre a importância do licenciamento ambiental das empresas e/ou atividades, junto ao órgão ambiental municipal.
Assessoria de Descentralização Ambiental relata que mediante à habilitação do município, é necessária a realização de instrução dos procedimentos de licenciamento ambiental
As atividades serão finalizadas com a implantação e treinamento do Sistema de Desenvolvimento Ambiental Municipal (Sisdam). O sistema foi criados por técnicos da Sedam e está sendo disponibilizado para o município. O mesmo contempla as etapas de licenciamento ambiental, objetivando celeridade das ações, transparência e redução de custos. A ferrameta online permite aos usuários externos a realização de consulta do andamento do processo, licenças e autorizações disponíveis. Importante destacar que, junto com o sistema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebe um portal hospedado no servidor da Sedam, onde um técnico é capacitado pela equipe da Secretaria Estadual, com a finalidade de divulgar as ações ambientais desenvolvidas no município, legislação, checklist, documentos, procedimentos e contatos.
Por meio da descentralização da gestão ambiental, o município poderá promover o exercício da competência comum relativa à proteção do Meio Ambiente, desenvolvimento do setor produtivo, celeridade das ações para obtenção das licenças ambientais, aproximação com empreendedor, eficiência na comunicação, redução de tempo e custos financeiros para o empreendedor/empresário/produtor. Cabe destacar que a ampliação da Descentralização da Gestão Ambiental encontra-se prevista no Plano Estratégico de Rondônia – Um Novo Norte, Novos Caminhos.
Atualmente, o Estado de Rondônia possui 22 municípios descentralizados.
Três países acenam cooperação internacional com o Estado de Rondônia
Em reuniões, houve trocas de experiências sobre temas nos quais os países avançaram há décadas
Escola de Governo retoma aulas presenciais com quantitativo reduzido para capacitações de servidores
A Escola de Governo capacitou cerca de 11 mil servidores, durante o ano de 2019, e este ano as atividades diminuíram devido à pandemia
STF condena ex-senador a 7 anos de prisão em processo da Lava Jato
Valdir Raupp poderá responder às acusações em liberdade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook