Guia do skincare: saiba tudo sobre como cuidar da sua pele

Se você ainda não mantém hábitos de cuidado com a sua pele no cotidiano, veja algumas dicas simples para mantê-la limpa, nutrida e hidratada

Da redação
Publicada em 22 de abril de 2021 às 09:11
Guia do skincare: saiba tudo sobre como cuidar da sua pele

Há tempos a ciência reconhece a importância de manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, ter boas noites de sono, entre outros hábitos, para manter uma boa saúde do organismo.

Contudo, mesmo quem mantém cuidados regulares com a própria saúde pode esquecer, eventualmente, que a pele é o maior órgão do corpo humano e que exige atenção específica. Seus cuidados vão desde a hidratação até a proteção contra a incidência excessiva de raios solares.

Por isso, se você deseja incorporar cuidados básicos com este órgão e está em busca de produtos para a pele, confira algumas dicas fundamentais para manter práticas de skincare no seu cotidiano.

Remoção de maquiagem

O primeiro passo para a prática de skincare é remover totalmente qualquer maquiagem assim que chegar em casa. Em hipótese alguma durma com batom, blush, sombra e lápis de olho, pois esse hábito prejudica a pele. Além de tampar os poros, a maquiagem pode provocar a perda do brilho e do viço da pele e aumentar sua oleosidade.

A água micelar e o demaquilante são os produtos mais indicados para essa etapa. Devem ser aplicados em um pedaço de algodão e espalhados suavemente na pele, com movimentos circulares. Além de remover a maquiagem, essa limpeza é fundamental para retirar outras impurezas que podem estar sobre a pele. 

Para peles maduras ou acneicas pode ser bom aplicar um tônico após a remoção da maquiagem. Ele possui propriedades regenerativas e reduz a produção excessiva de óleo, o que deixa os poros mais fechados. Outro benefício do tônico é sua capacidade de reequilibrar o Ph da pele, favorecendo sua microbiota e estimulando a produção de ceramidas para formar a barreira cutânea.

Esfoliação

Este processo deve ser realizado uma vez por semana. Seu papel é retirar a camada superficial da pele, que pode conter células mortas, em nível suficiente para homogeneizar a aparência e intensificar a penetração de agentes hidratantes nesta região.

Além disso, a esfoliação ajuda a controlar a oleosidade da pele, realizar uma limpeza profunda e diminuir os poros dilatados. Essa dilatação é característica de peles mistas e oleosas, já que o excesso de óleo é que promove a abertura dos poros, e é mais comum na região do rosto conhecida como “zona T”, que envolve queixo, nariz e testa.

Hidratação

A etapa seguinte do skincare é a hidratação, processo que pode ser realizado com a ajuda de cremes hidratantes. É fundamental que este produto seja adequado para o seu tipo de pele: as mais oleosas precisam de cremes à base de água, que ajudam a reduzir a produção excessiva de óleo, enquanto as mais secas precisam de cremes contendo glicerina e manteigas vegetais.

Outro produto fundamental nesta etapa são os séruns – líquidos de textura leve, rapidamente absorvidos pela pele e fáceis de serem espalhados. Além de intensificar a absorção pela pele, os séruns não são gordurosos, podendo ser usados também por quem tem pele oleosa. 

Eles apresentam ótimo rendimento, pois permitem bons resultados mesmo com o uso de pequenas quantidades, já que contêm princípios ativos e potencializados em sua atuação.

Proteção

O último passo para manter os cuidados com a pele é aplicar filtros solares com regularidade, independente da estação do ano. A maioria das pessoas se lembra de usar este produto somente no verão ou quando tomam sol na praia ou em piscinas, mas o filtro solar deve ser mantido sempre na bolsa.

Cada pele precisa de um nível de proteção, mas o mais usual é aplicar um protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 30. Outra opção para complementar a proteção à pele são as máscaras faciais, que hidratam e controlam a oleosidade.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook