Há 150 anos, Lei do Ventre Livre era assinada
Filhos de escravas nasceriam livres a partir daquela data
“Os filhos de mulher escrava que nascerem no Império desde a data desta lei, serão considerados de condição livre”. O texto assinado pela princesa Isabel, em 28 de setembro de 1871, ficou conhecido como a Lei do Ventre Livre ou Lei Rio Branco. A legislação foi publicada passados 21 anos da Lei Eusébio de Queirós, que proibiu o tráfico negreiro no Brasil Imperial.
Historiadores estimam que 3,6 milhões de africanos foram importados como mercadoria por mais de três séculos. Essas pessoas eram escravizadas e, até a nova lei, qualquer descendente nascido de uma mulher em regime de escravidão já nascia escravo.
Proposta pelo Visconde do Rio Branco, quando a Lei do Ventre Livre foi aprovada, os parlamentares brasileiros comemoraram como um progresso do movimento abolicionista. Mas a tão almejada liberdade estava condicionada à decisão do proprietário de escravos.
A Lei do Ventre Livre determinava que, a partir daquela data, os filhos dessas mulheres ficariam sob tutela do proprietário até completar oito anos de idade. Depois disso, o fazendeiro podia entregar a criança ao estado e ser indenizado. O governo, por sua vez, os enviava a um tipo de asilo. A outra opção era explorar a força de trabalho até que eles completassem 21 anos. Como a escravidão era lucrativa, a maioria dos fazendeiros preferia explorar a mão-de-obra dos nascidos libertos.
A escravidão só foi extinta quase 17 anos depois da Lei do Ventre Livre, com a assinatura da Lei Áurea, em 1888. O Brasil foi o último país do Ocidente a colocar um fim na escravidão.
Ouça na Radioagência Nacional
Audio Player
00:00
00:00
Use Up/Down Arrow keys to increase or decrease volume.
Clique aqui para ouvir outras notícias da Radioagência Naciona
Brazilian iGaming Summit permitirá encontro presencial de players do mercado de apostas, loterias e afiliação ainda em 2021
A primeira edição do Brazilian iGaming Summit (BIS) - The iGaming Intelligence Made in Brazil está marcada para 1 e 2 de dezembro deste ano, na cidade de São Paulo
CEEXT defere processos de servidores do Estado
Há também 22 processos que aguardam encaminhamento da Câmara Recursal após solicitarem juízo de reconsideração
Como deixar a pele com um aspecto saudável?
Confira 5 dicas simples e práticas para deixar a sua pele com aspecto saudável no conforto da sua casa
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook