Hecatombe jurídica é manobra para salvar Lava Jato e de arresto o ex-juiz Moro. Inteligente Fachin, diz advogado
Embora a decisão de Fachin não necessita da manifestação do plenário do STF, a PGR já anunciou que vai recorrer
O ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal em Curitiba relacionadas às investigações da Operação Lava-Jato. Com a decisão, Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível. Lula foi condenado nas várias instâncias onde recorreu, inclusive com aumento de pena nos Tribunais Superiores.
Embora a decisão de Fachin não necessita da manifestação do plenário do STF, a PGR já anunciou que vai recorrer. A Justiça Federal do Paraná, disse o Ministro, “no caso das ações do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e duas ações relacionadas ao Instituto Lula, não tem relação com o caso Lava Jato, e sim, supostos atos ilícitos que não envolviam diretamente a Petrobrás o que torna o ex-juiz Sergio Moro incompetente para julgar, cabendo assim ao ex-presidente ser julgado por outro “juiz natural”, no caso, a Seção Judiciária do Distrito Federal”.
O que vale observar com especificidade no presente caso, diz o advogado Caetano Neto, “na mesma decisão, o ministro Fachin declarou a ”perda do objeto” e extinguiu 14 processos que tramitavam no Supremo e questionavam se o ex-juiz Sergio Moro teria agido com parcialidade ao condenar Lula e caso ocorresse a dita parcialidade, corre-se o risco de anular cerca de 150 condenações prolatadas por Moro que, durante a investigação da Lava Jato, denunciou mais de 500 pessoas”.
De sobra, ressaltou o causídico, “os acordos de leniência com as empresas denunciadas na Lava Jato, ao reconhecerem a propinagem, concordaram em devolver aos cofres públicos algo em torno de R$ 4 bilhões de reais e não ocorresse a decisão da extinção dos processos de parcialidade, toda a operação Lava Jato correria risco de nulidade advindo uma hecatombe jurídica e de arresto, o fim do ex-juiz Sergio Moro sem contar com as milhares de ações de ressarcimento por danos morais e materiais promovidas pelos condenados em Curitiba. Seria o fim”. Inteligente Fachin, arrematou Caetano Neto.
STF marca para quinta (11) análise de denúncia contra deputado Daniel Silveira
O deputado federal foi preso em flagrante no último dia 16, após a divulgação de vídeo em que defende medidas antidemocráticas e ameaça ministros do STF
Anulação das condenações de Lula é elogiada e criticada no Plenário da Câmara
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que a decisão reconheceu a ilegalidade dos processos, já que, na sua opinião, acolhida por Fachin, a 13ª Vara Federal de Curitiba seria competente para julgar apenas os casos ilícitos da Petrobras
Fachin anula condenações de Lula e manda ações penais para Justiça Federal do DF
Relator considerou que os casos não têm relação direta com Petrobras e, por isso, não deveriam ter tramitado na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR)
Comentários
Corajosa a decisão do Ministro Edson Facchin. Isto demonstra que a justiça apesar de ter os olhos vendados não está cega. Isto faz lembrar a sanha da condenação antecipada de Collor em 1991 pelo povo, que depois sabiamente e com justiça foi inocentado pelo STF. Justiça é para fazer justiça, não justiçamento.
O PTista de carteirinha Fachin cumpriu sua missão partidária e malfeitora! Anulou as condenações do maior bandido que a República Federativa do Brasil de todos os tempos. Já estava escrito na estrelas que a conhecida facção criminosa do Supremo Tribunal das Falcatruas (STF) tinha como objetivo a soltura desse criminoso. O stf (minúsculo) é o maior inimigo do Brasil. Esse bando de 11 canalhas de togas, não estão aguentando a abstinência por falta do dinheiro fácil da corrupção e querem o retorno da bandalheira ao poder maior do País. Uma coisa é certa e ninguém tem dúvida! LULADRÃO continua a ser "BANDIDO" condenado por sua própria consciência e juntamente com CRIMINOSO "José Dirceu, comanda a maior facção criminosa do Brasil, o PT. Que DEUS salve o BRASIL!
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook