Hemocentro elabora programação para o Dia Nacional do Doador de Sangue
No Dia do Doador, o Hemocentro vai funcionar em horário estendido, das 8h às 17h. Já no restante da semana o período para doação será das 7h15 às 12h
Café da manhã especial, sorteio de brindes, distribuição de camisetas e lembrancinhas fazem parte das ações
Na próxima segunda-feira (14) será celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Em Cacoal, como forma de agradecer àqueles que doam sangue e incentivar mais pessoas a doarem, o Hemocentro preparou uma programação especial. Entre os dias 14 e 18 de junho, um café da manhã será servido para aqueles que decidirem praticar esse gesto e salvar vidas. Também serão entregues camisetas e lembrancinhas para os doadores. No Dia do Doador, o Hemocentro vai funcionar em horário estendido, das 8h às 17h. Já no restante da semana o período para doação será das 7h15 às 12h.
Além disso, na sexta-feira (18), diversos brindes serão sorteados entre todas as pessoas que tiverem doado sangue ao longo da semana. Os brindes são frutos da doação de empresas e cidadãos cacoalenses que reconhecem a importância da doação, algo essencial para tratamentos e intervenções urgentes e que pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de morte. O sangue é necessário também para apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.
“Com estas ações, queremos aumentar a conscientização sobre a necessidade urgente da disponibilidade de bolsas de sangue no Hemocentro de Cacoal. É algo que pode ser necessário para salvar vidas quando e onde for preciso”, destaca a enfermeira do Hemocentro, Eline Glaicy Martins de Carvalho.
Ao todo, em Cacoal, há 33.295 doadores cadastrados. Contudo, em 2020, apenas 3.704 doações foram feitas e em 2021 o número de doações realizadas até agora é de 1.277. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes, sendo eles hemácias, plaquetas e plasma. Ou seja, uma única doação pode beneficiar e salvar a vida de várias pessoas.
“Pedimos para que as pessoas venham doar sangue e que, se possível, priorizem o agendamento pelo aplicativo “Sangue Amigo”. É uma forma eficaz de evitar aglomeração e, principalmente, de melhor atender a todos”, enfatiza a assistente social, Josenira Lopes da Silva.
Aplicativo “Sangue Amigo” pode ser instalado pelo celular e possibilita o agendamento online para doação
APLICATIVO
Em março deste ano, o governo estadual, por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), firmou parceria com o Instituto Cidades Inteligentes de Sorocaba (SP) para ter acesso ao aplicativo “Sangue Amigo”. O objetivo foi aproximar ainda mais o doador voluntário, através da conexão entre os doadores e os hemocentros.
O aplicativo traz informações sobre agendamento on-line para doação, campanhas de tipagens sanguíneas, lembretes para quem já é doador registrado, aviso sobre alerta da necessidade de sangue e a localização de postos de atendimentos dos hemocentros de Rondônia. Em três meses, a ferramenta já havia registrado mais de 10 mil downloads. O aplicativo está disponível gratuitamente via sistema operacional móvel Android ou iOs.
REQUISITOS:
- estar em boas condições de saúde;
- ter entre 18 e 69 anos de idade;
- adolescente de 16 e 17 anos poderá doar acompanhado dos pais ou responsáveis legais;
- ter peso acima de 50 kg;
- estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
- homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
- mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses)
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
LOCALIZAÇÃO:
- Fhemeron de Porto Velho – Av. Jorge Teixeira, nº3766, Bairro Industrial – Telefone: (69) 3216-2234
- Unidade de Coleta e Transfusão de Ariquemes – Rua: Cassiterita, nº 3613 – Centro – Telefone: (69) 3535-2659
- Unidade de Coleta e Transfusão de Ji-Paraná – Rua: Vilagran Cabrita, nº 1440 – Centro – Telefone: (69) 3421-1615
- Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará-Mirim – Av. XV de Novembro, nº 1299 – Centro – Telefone: (69) 3541-6073
- Unidade de Coleta e Transfusão de Rolim de Moura – Av. Cuiabá Nº 5424, Bairro Planalto ao lado do Hospital Municipal – Telefone (69) 3442-1328
- Unidade de Coleta e Transfusão de Cacoal – Av. Malaquita, s/nº – Bairro Josino Brito – Ao lado do Hospital Regional – Telefone: (69) 3441-0823
- Hemocentro Regional de Vilhena – Av. Jô Sato, nº 405 – Bairro Nova Vilhena – Telefone: (69) 3322-2400
Prédio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia passa por revitalização
A nível de Estado, as reformas também acontecem nas sedes da Fhemeron em Cacoal e Rolim de Moura, e as unidades de Ariquemes e Guajará-Mirim estão com manutenções previstas para os próximos meses
Audiência Pública vai debater parceria para a coleta e manejo de resíduos sólidos em Porto Velho
Proposta busca atender as exigências do Novo Marco Legal do Saneamento Básico e demais legislações pertinentes
Enem: ministro da Educação diz que não vai ter acesso prévio a provas
Ele falou em audiência pública na Câmara dos Deputados
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook