Hidrelétrica Santo Antônio comemora 10 anos de geração de energia
A geração de energia nestes dez anos também possibilitou o pagamento de royalties na expressiva marca de mais de R$ 729 milhões
A Hidrelétrica Santo Antônio comemora dez anos de geração de energia com a impressionante marca de mais de 136 milhões de Megawatts-hora gerados desde o dia 30 de março de 2012, quando as duas primeiras turbinas, do total de 50, entraram em operação comercial.
Essa quantidade de energia gerada até aqui daria para abastecer o Brasil por 82 dias, ou ainda, todo o Sudeste do país por mais de seis meses, ou todo o estado de São Paulo por 11 meses ou o sistema Acre-Rondônia por 25 anos e onze meses. Este volume de energia gerado também equivale ao consumo de mais de 797 milhões de aparelhos de TV de 32 polegadas, ligados cinco horas por dia durante um ano*.
“Durante todo este período vencemos muitos desafios, sendo os maiores deles a pandemia e a crise hídrica que impactou todo o sistema elétrico brasileiro. Graças ao comprometimento de nossas equipes e a uma gestão eficiente e responsável, conseguimos manter com excelência a produção de energia para o abastecimento de Rondônia e de todo o Brasil, e mais, registrar recordes de geração ao longo dos anos, o que atesta a melhoria contínua da performance da usina”, declara o presidente da Santo Antônio Energia, Daniel Faria Costa.
A geração de energia nestes dez anos também possibilitou o pagamento de royalties na expressiva marca de mais de R$ 729 milhões. Este valor, dividido entre a Prefeitura de Porto Velho, o Governo de Rondônia e a União, representa um importante reforço financeiro para que os governantes apliquem em ações em benefício da comunidade. Vale frisar ainda que durante todo este tempo e com todos os investimentos em tecnologia feitos desde a época de construção da usina até os dias atuais, nunca foi registrada qualquer anormalidade que comprometesse a segurança da barragem da hidrelétrica. Para se ter uma ideia da grandiosidade da estrutura, a quantidade de concreto usada na implantação da usina daria para construir 40 estádios como o Maracanã e o aço usado seria suficiente para erguer 18 Torres Eiffel.
A Hidrelétrica Santo Antônio foi a quarta maior geradora de energia hídrica do Brasil no ano passado. A potência instalada da usina é de 3.568 MW, com 50 turbinas do tipo Bulbo que fornecem energia limpa para o consumo de 45 milhões de pessoas em todo o Sistema Interligado Nacional que inclui o sistema Acre-Rondônia.
*Os dados de consumo médio de energia dos eletrodomésticos foram retirados da listagem do Procel- Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética.
Dia do Agente de Trânsito é ressaltado pela Prefeitura de Porto Velho
Secretário da Semtran reforça a importância do profissional
Porto Velho inicia workshop sobre construções sustentáveis
Ganhos para o município envolvem atração de investimentos e geração de empregos no setor
Um olhar sobre os casos de racismo contra os povos indígenas
Embora exista no Brasil um campo de estudos consolidados sobre o racismo, há poucos estudos voltados a entender como esse fenômeno atinge os povos indígenas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook