Higiene infantil: 5 hábitos importantes que toda criança deve ter

As práticas diárias de higiene é um dos modos mais eficazes para evitar e prevenir a difusão de diversas doenças infectocontagiosas e garantir a saúde de toda a família

Da redação/ Imagem: reprodução pixabay.com
Publicada em 19 de outubro de 2021 às 14:54
Higiene infantil: 5 hábitos importantes que toda criança deve ter

Cuidar dos hábitos de higiene é imprescindível em todas as idades. No caso das crianças é conveniente conscientizá-las desde bem pequenas acerca da importância de praticar uma higiene adequada. 

As práticas diárias de higiene é um dos modos mais eficazes para evitar e prevenir a difusão de diversas doenças infectocontagiosas e garantir a saúde de toda a família. 

Estabelecer uma rotina para a prática de higienização nos pequenos é importante para que a ação se torne um hábito. Dessa forma, eles se acostumam e as birras que acontecem na hora de tomar, por exemplo, não existirão mais.

Selecionamos abaixo 5 hábitos importantes que toda criança deve ter: 

  1. Lavar frequentemente as mãos

A simples ação de lavar as mãos com água e sabão antes das refeições, depois de usar o banheiro e quando chegar da rua é um dos hábitos mais importantes que devemos incutir nas crianças. Até os 4 anos, os pais devem levar a criança para lavar as mãos. Depois dessa idade, podem apenas reforçar o recado, mas elas devem fazê-lo sozinhas. É necessário ficar atento, pois os pequenos são mais propensos a tocar paredes, brinquedos e objetos contaminados e logo após colocar as mãos na boca e nas mucosas do rosto, locais que são a porta de entrada de diversas bactérias e vírus no organismo, inclusive o Coronavírus. 

  1. Cuidar das unhas

Manter as unhas cortadas e limpas também é um ato de suma importância, pois debaixo das unhas pode-se acumular sujeira, bactérias e outros microorganismos. Portanto, ensinar a criança desde cedo a não roer as unhas e mantê-las sempre limpas e cortadas é fundamental. 

Os pequenos frequentemente estão brincando no chão com brinquedos, em contato com terra, lama, e até animais de estimação, situações que sem o devido cuidado podem disseminar doenças.  

  1. Tomar banho diariamente

Tomar banho é fundamental para manter o corpo limpo e livre de toxinas, sujeira e bactérias. Os pais podem aos poucos ensinar aos pequenos a se limpar. Com o tempo, eles podem ganhar mais liberdade, mas não é recomendado deixá-los sozinhos antes dos seis ou sete anos. 

Mesmo nessa idade, o ideal é que um adulto fiscalize o banho da criança, pois muitos não conseguem remover toda a sujeira de forma adequada sozinhos. Um banho eficaz evita assadura, micoses, alergias, sarna, infecção urinária, entre outros. 

  1. Lavar, pentear e se atentar ao cabelo 

Os cabelos das crianças são mais finos e sensíveis, por isso eles tendem a embaraçar com mais facilidade. O cabelo infantil é diferente do adulto e exige um cuidado especial. É essencial que os pais tenham ciência disso, pois as crianças devem utilizar produtos específicos para sua faixa-etária. 

Pensando em tornar esse momento mais prazeroso para as crianças, a empresa brasileira Aya Tech criou a linha iaé composta por biocosméticos infantis com produtos na textura de slime. 

Além do shampoo, condicionador e o creme para pentear, a linha disponibiliza também o sabonete líquido colorido para chamar a atenção das crianças. Disponível em diversas cores, é possível misturar no corpo e tornar esse momento mais divertido.

De acordo com a empresa, os produtos capilares da linha iaé da Aya Tech são destinados a crianças a partir de três anos e foram desenvolvidos para todos os tipos de cabelo, sendo uma ótima opção na hora de lavar a cabeleira das crianças, pois são produtos hipoalergênicos, dermatologicamente testados, sem álcool, sem parabenos, livre de ftalatos, além de possuírem fórmulas suaves que não irritam os olhos. 

Além de manter o cabelo limpo, é importante ter o hábito de penteá-los diariamente e os pais devem sempre se manter alertas para o surgimento de caspas ou parasitas, como piolhos e lêndeas. Os piolhos podem causar coceira intensa no couro cabeludo, dores e ferimentos na cabeça, além de muito desconforto para as crianças. 

  1. Escovar os dentes

A higiene bucal deve ser introduzida nas crianças desde os dois ou três anos de idade. Os dentes devem ser escovados ao menos três vezes por dia, preferencialmente após as refeições importantes e antes de dormir. O fio dental também deve ser utilizado diariamente. 

É importante que os pais dediquem alguns minutos às crianças para explicar e demonstrar aos filhos os movimentos corretos de escovação, pois a chance de que a criança reproduza o modo de escovar dos pais é muito grande. 

Escovar os dentes é uma tarefa simples, mas que pode evitar muitos problemas futuros, como cáries, gengivite, placa bacteriana, mau hálito, etc. Outro bom hábito é levar o pequeno ao dentista a cada seis meses. 

Por fim, estabelecer uma rotina para a prática de higienização é extremamente importante para que se torne um hábito. Lembrando que o exemplo é a forma mais eficaz de aprendizagem, ou seja, a criança imita o que vê. Seja um bom exemplo para o seu filho! 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook