Higienização das mãos, uso de máscara e isolamento social devem ser mantidos, orienta Agevisa

A legislação em vigor ainda trouxe uma alteração que beneficia serviços de transporte de táxis e aplicativos

Elaine Barbosa Fotos: Ésio Mendes Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 17 de janeiro de 2021 às 10:54
Higienização das mãos, uso de máscara e isolamento social devem ser mantidos, orienta Agevisa

Uma medida de prevenção e de melhor eficácia é a utilização do álcool em soluções 70%

A higienização das mãos, o uso de máscaras faciais e o isolamento social devem ser mantidos, orienta o Governo de Rondônia, através da Agencia Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). Desde o início da pandemia mundial do novo coronavírus, se prevenir tem sido a melhor alternativa.

“O álcool em gel tornou-se um item indispensável no meu dia à dia da população, apesar de ser algo novo na rotina.  Estou me cuidando e prevenindo outras pessoas de serem contaminadas pela doença”, esclareceu a servidora, Jane Carla.

Ter um frasco de álcool em gel na bolsa também é indicado pelos especialistas da área sanitária. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Nota Técnica Nº 47/2020, que recomenda a utilização do álcool 70% e outros produtos para serem usados na desinfecção de objetos e superfícies, com base nas formas de transmissão do vírus.

O engenheiro químico da Agevisa, João Adauto Marins Gonçalves, explica que “A higienização das mãos deve ser frequente e pode ser feita com água e sabão, porém se não houver o acesso à instalações adequadas para lavar as mãos, a limpeza pode ser feita com o uso de produtos sanitizantes,  que ajudam a manter a presença dos microrganismos no ambiente sob controle, combatendo o risco de contaminação cruzada e evitando a transmissão de doenças.”

Para a assistente de gabinete, Loren Ketlly, os cuidados de prevenção não podem ser negligenciados no ambiente de trabalho e demais locais. “ Limpo a mesa que trabalho diariamente e sempre utilizo álcool 70% que é mais prático para levar na bolsa, além de manter as mãos bem lavadas com água e sabão”.

O estrategista de dados da Casa Civil, Caio Nemeth, afirma que de maneira nenhuma podemos descuidar com a higienização e que estamos vivenciando um momento difícil. “Use máscara, lave sempre as mãos, não vá visitar amigos ou parentes. Não curta a foto do amigo na balada ou em locais aglomerados, pois você pode estar incentivando ele a ser irresponsável”.

Caio explica ainda que é muito importante observar que a contaminação tem relação com as estatísticas. “A cada atitude bem pensada, evita-se um risco potencial de contaminação. Quanto mais vezes você se lembrar de lavar as mãos após tocar em ambientes públicos, menor a probabilidade de se contaminar”, esclarece o estrategista.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook