Hospital Infantil Cosme e Damião é contemplado no projeto “Paciente Seguro”

O projeto também desenvolve ferramentas de apoio como metodologias de compartilhamentos de experiências entre os hospitais participantes

Sângela Oliveira Fotos: Daiane Mendonça Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 25 de junho de 2021 às 08:48
Hospital Infantil Cosme e Damião é contemplado no projeto “Paciente Seguro”

O projeto vai contribuir para o aprimoramento dos processos e cuidados com as crianças

O Hospital Infantil Cosme e Damião de Rondônia (HICD) foi uma das 36 instituições contempladas pelo projeto “Paciente Seguro” do Hospital Moinhos de Vento realizado em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O projeto tem por objetivo prestar consultoria in loco para hospitais selecionados, compartilhando sua expertise para a implantação efetiva de protocolos sobre segurança do paciente, além de disseminar práticas e ferramentas para a implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), reduzindo assim, danos associados ao cuidado em saúde.

Diretor geral do HICD, Sérgio Pereira

“Esse projeto vai contribuir para o aprimoramento dos processos e cuidados com as crianças. Nosso foco é a segurança do paciente, ou seja, medicação segura, prevenção de queda, comunicação efetiva dos profissionais dentro da unidade, melhorando assim, a assistência aos pacientes”, disse o diretor-geral do HICD, Sergio Pereira.

O projeto também desenvolve ferramentas de apoio como metodologias de compartilhamentos de experiências entre os hospitais participantes, capacitações de profissionais da saúde e estratégias de monitoramento sobre os riscos que o paciente corre no âmbito hospitalar.

Neste sentido, o Cosme e Damião terá a missão de contribuir com mudanças na cultura de saúde na unidade, principalmente quanto à segurança do paciente e implantação de melhorias contínuas.

A incorporação do método utilizado no projeto em questão vai ajudar o hospital a realizar mudanças necessárias para melhoria de processos de forma geral pois não se limita à área da Segurança do Paciente e se estende a capacitações em comunicação, formação de equipes, gestão de risco e liderança.

“O projeto traz benefícios não apenas à instituição, mas também para as crianças e familiares”, concluiu Pereira.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook