Human Rights Watch se manifesta contra atos antidemocráticos
Entidade considera atos um ataque inaceitável
A organização internacional não governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou na noite deste domingo (8) nota em que condena os atos de violência e vandalismo que ocorreram em Brasília. Segundo a organização, os atos “constituem um ataque inaceitável contra as instituições democráticas brasileiras por pessoas que buscam negar o direito dos brasileiros ao voto e de eleger seus representantes, inclusive pedindo uma intervenção militar”.
“Este ataque é resultado de uma campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados para atacar os princípios democráticos e difundir alegações infundadas de fraude eleitoral”, destaca a nota.
A HRW afirmou que as autoridades locais fracassaram em garantir a segurança de jornalistas e outras pessoas no Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto e lembrou do ataque à sede da Polícia Federal em 12 de dezembro, dia em que ocorreu a diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“A polícia e o Ministério Público precisam investigar imediatamente não apenas aqueles que cometeram os atos de violência em 8 de janeiro, mas também aqueles que os incitaram e financiaram. Os responsáveis por este ataque gravíssimo às instituições democráticas no Brasil precisam ser responsabilizados”, destaca a organização.
Ministro da Justiça diz que ordem é prender golpistas em flagrante
Flávio Dino descarta medidas imediatas contra governador Ibaneis
Interventor de segurança pública no DF diz que 'ninguém ficará impune'
Ricardo Capelli foi nomeado pelo presidente Lula
Entidades divulgam notas de repúdio contra invasões antidemocráticas
AMB, Conamp, OAB, APCF divulgaram posicionamentos contra atos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook