Humberto Costa critica projeto anticrime

Humberto Costa apontou contradições do projeto que ainda terá que ser discutido e votado pelo Congresso Nacional.

Agência Senado / Foto:Roque de Sá/Agência Senado
Publicada em 14 de fevereiro de 2019 às 15:24
Humberto Costa critica projeto anticrime

Senador disse que proposta de Moro mantém clima de campanha eleitoral de Bolsonaro. Em vez de "licença para matar", Costa pediu que anteprojeto preveja punição para sonegação fiscal

O senador Humberto Costa (PT–PE) criticou, em pronunciamento nesta quarta-feira (13), o anteprojeto de lei apresentado pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que modifica a legislação penal com alterações em 14 leis. Para ele, o ministro "se esmerou para atender a vontade do chefe a que serve e de quem ganhou o seu cargo [o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro], dando contornos eleitoreiros ao projeto".

— Num clima de campanha, ele instaura a licença para matar, autorizando o homicídio de civis por escusável medo, surpresa ou violenta emoção da autoridade policial — afirmou.

Humberto Costa apontou contradições do projeto que ainda terá que ser discutido e votado pelo Congresso Nacional.

— Vejam que diferença: enquanto o governo que aí está propõe dar cobertura a uma autoridade para que possa usar a força, a violência contra alguém ilegalmente, ainda que o faça legalmente, o ideal é que se busquem outros caminhos. Essa é a política deste governo. Enquanto isso, o governador do Maranhão, Flávio Dino, premia os policiais que, responsáveis por uma determinada área, tenham, ao fim de um determinado período, constatado a redução da violência. Estimula-se a redução da violência e não o uso da força para pretensamente diminuir a violência — disse.

O parlamentar também chamou atenção para a sonegação de impostos e pediu ao ministro Sérgio Moro que inclua na proposta punição para sonegação fiscal. Ele ressaltou que é preciso cobrar de quem tem e não retirar benefícios de quem já vive em situação crítica no Brasil.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook