Notícias sobre rompimento de barragens em Rondônia são Fake News

Falsas notícias têm causado pânico em moradores ribeirinhos de Porto Velho.

Defesa Civil
Publicada em 14 de fevereiro de 2019 às 10:16
Notícias sobre rompimento de barragens em Rondônia são Fake News

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Porto Velho vem a público informar que o vídeo e os áudios que circulam nas redes sociais, sobre um possível rompimento de barragem no rio Madeira, não condiz com a verdade, tal vídeo foi gravado em 2014, quando ainda estava em fase de construção e, mesmo naquele dia, não apresentava risco de rompimento.

O coordenador, Marcelo Santos, explica que a Defesa Civil seria comunicada imediatamente sobre quaisquer anomalias nas barragens. Informa ainda que o Plano Ação de Emergência está em dias e que as equipes de engenheiros da prefeitura estiveram nas usinas, acompanhando a implantação desse plano.

Marcelo acrescenta que as usinas do complexo do Madeira estão dotadas de equipamento de última geração e que o monitoramento é feito 24 horas. Esses equipamentos são capazes de detectar a menor alteração. Sabemos que o rio enche todos os anos, em maior ou menor proporção, isso não tem como ser evitado, pois é um fenômeno natural. A Defesa Civil não medirá esforços para apoiar os ribeirinhos.

Defesa Civil de Porto Velho

Comentários

  • 1
    image
    João Costa 15/02/2019

    É lamentável a notícia, mas as pessoas não tem a obrigação de ter conhecimento de engenharia civil, e comparar uma barragem feita de terra batida (Brumadinho) e uma barragem que levou 4 milhões de metros cúbicos de concreto da melhor qualidade e 2 milhões de toneladas de aço de até duas polegadas. Seria mais fácil arrancar prego de tábua jogando um balde de água, que essas barragens romperem, e mesmo que isso acontecessem, seria em forma de abrir um buraco em algum local, tendo em vista que é feito toda em estrutura de aço com base de mais de trinta metro de fundura, e em muitos locais feito na pedra do subsolo. Como o rio está bem elevado com uma grande vazão, essas barragens estão trabalhando quase no mesmo nível dos dois lados, pelo fato de trabalhar com estilo bulbo (jusante e vazante). Eu digo que a hidrelétrica de Samuel seria mais perigosa para os ribeirinhos (o rio Jamari deságua depois da cidade), se rompesse, pois acumula uma grande quantidade de água com desnível de mais de vinte metros na barragem, enquanto Santo Antônio está longe disso, apesar do seu porte muito maior.

  • 2
    image
    carlson 14/02/2019

    Pessoas que publicam esse tipo de noticias deveriam serem presas.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook