ICMBio promove consulta sobre a conservação do verme-aveludado

Consulta está aberta para todos os pesquisadores, especialistas e comunidade interessada

ICMBIO
Publicada em 12 de agosto de 2020 às 13:06
ICMBio promove consulta sobre a conservação do verme-aveludado

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC), promove consulta pública para avaliar o estado de conservação do filo Onychophora. Também conhecido por verme-aveludado, este grupo tem sido descrito como o “Elo Perdido” entre os anelídeos e os artrópodes devido a muitas semelhanças compartilhadas com ambos os grupos.



A consulta está aberta para todos os pesquisadores, especialistas e comunidade interessada em contribuir com o processo de avaliação, acesse aqui.

Após o período de consulta pública, as espécies serão avaliadas quanto ao seu risco de extinção em um futuro próximo. Essa avaliação subsidia diversos processos, como a elaboração de Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN) e dos Planos de Redução de Impactos (PRIM), além de fornecer o arcabouço técnico-científico para atualização da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.

O Onychophora vive na Estação Ecológica do Tripuí (MG), criada com o intuído de proteger o habitat natural de Epiperipatus acacioi.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook