Idaron cadastra produtores de soja de Rondônia para garantir plantio saudável

É importante o cadastramento, o qual possibilita delimitar as áreas que possuem o cultivo de soja e permite que a Idaron possa acompanhar a ocorrência de pragas, em especial a ferrugem asiática”.

Antonia Lima Fotos: Arquivo
Publicada em 11 de fevereiro de 2019 às 13:51
Idaron cadastra produtores de soja de Rondônia para garantir plantio saudável

Soja é um dos pilares da economia em Rondônia

Agência de Defesa Sanitária Agosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) está realizando o cadastro para produtores de soja – safrinha de 2019.  De acordo com a gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Agência Idaron, engenheira agrônoma Rachel Barbosa, a soja é uma lavoura que tem incidência de uma doença chamada ferrugem asiática.  Rondônia trabalha no controle dessa doença através de medidas legislativas com obrigações.

O cadastro da safrinha de soja ocorre no período de 1 de fevereiro a 30 de março de cada safra agrícola, esse cuidado possibilita a Idaron saber quem cultiva, cadastro do produtor e o cadastro da área que vai ser cultivada. Segundo Rachel, existe um período de vazio da soja de 90 dias, começa em 15 de junho até 15 de setembro, e nessa época não poderá ser feito plantio.

O presidente da Idaron, Júlio César Rocha Peres, falou à imprensa sobre a importância do cadastro

É importante o cadastramento, o qual possibilita delimitar as áreas que possuem o cultivo de soja e permite que a Idaron possa acompanhar a ocorrência de pragas, em especial a ferrugem asiática”, disse Rachel Barbosa.

A fiscalização é feita para ter a certeza que a próxima safra tenha menor incidência de pragas. O plantio de safrinha aumenta a presença de planta viva de soja, que é a ponte para ocorrência dessa praga logo no início da próxima safra, e vem com mais força causando mais prejuízos para o produtor.

Segundo o presidente da Idaron, Júlio César Rocha Peres, Rondônia é exportador de soja, “daqui o nosso produto vai para vários estados do País. Além do Brasil, a soja segue para o Egito, Arábia Saudita, Irã, entre outros. Queremos que os nossos produtores tenham garantia e segurança de que irão colher um produto sem riscos, prejuízos e contaminação. A ferrugem asiática é eliminada no período vazio da plantação, por isso a importância do cadastro para acompanhar e assegurar uma colheita com rentabilidade e lucro para o produtor rondoniense das áreas de safrinhas sem qualquer tipo de doença, ” ressaltou Júlio César.

No estado são cerca de 1.200 produtores de soja e todos precisam fazer o cadastramento, esse cadastro é para a proteção do próprio investimento da lavoura do produtor, com maior controle. Após o cadastramento a Idaron fará fiscalização na área do plantio.

Para realizar o cadastramento é necessário que o produtor compareça a qualquer Agência Idaron no estado no prazo determinado.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook