IFRO inicia Curso de Drone em parceria com Projeto Cidades Inteligentes

O curso é ministrado pelo ex-aluno do IFRO, Emanoel Gomes Javoski de Oliveira, gerente geral do Drone Ariquemes e aluno área da engenharia Mecatrônica

Assessoria
Publicada em 02 de agosto de 2022 às 16:13
IFRO inicia Curso de Drone em parceria com Projeto Cidades Inteligentes

O primeiro Curso de Drone oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, com apoio do Projeto Cidades Inteligentes, foi iniciado nesta segunda-feira (01/08). O curso será concluído no próximo dia 05 de agosto, com 40 horas/aula.

O curso foi oferecido por meio do Edital 46/2022/ARI-CGAB/IFRO. As aulas ocorrem no campus do IFRO de Ariquemes. Participam do curso 40 alunos (as), dentre os participantes, alunos matriculados nos cursos do Campus Ariquemes, egressos dos cursos técnicos do Campus Ariquemes, professores de área técnicas do Campus Ariquemes; participantes do Projeto Cidades Inteligentes do IFRO; e do Projeto Geo Rondônia do IFRO, estudantes do IFRO e da comunidade em geral.

O curso é ministrado pelo ex-aluno do IFRO, Emanoel Gomes Javoski de Oliveira, gerente geral do Drone Ariquemes e aluno área da engenharia Mecatrônica. Experiente com aeronaves não tripuláveis, Emanuel Oliveira foi instrutor de Drone para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dos estados de Rondônia e do Acre, para a Polícia Militar de Ariquemes e de outras cidades do Vale do Jamari.

O objetivo do curso, de acordo com o instrutor, capacitar os participantes, por meio de aulas teóricas e práticas, sobre noções básicas para adoção da tecnologia do VANT (drone) para uso profissional, bem como suas aplicações em outros segmentos.

Junia de Souza Lopes, professora de Matemática do IFRO (campus Ariquemes) aproveitou a oportunidade para aprender pilotar, segundo a aluna cursista “os tão cobiçados drones”. “O instrutor ilustrou alguns perigos ao pilotar esse tipo de aeronaves não tripuladas, o que corrobora com a necessidade da realização do curso, visando um voo seguro, sem acidentes tanto com pessoas, como com o equipamento”, observou a professora ao falar sobre a importância da capacitação.

A professora ressalta ainda que pretende utilizar drones para registros de atividades de campo com os alunos. Devido à grande procura no primeiro curso, O IFRO – Campus Ariquemes e a coordenação do projeto Cidades Inteligentes confirma a pretensão de oferta de uma segunda turma para o curso de drone.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook