III Gincana Literária incentiva a leitura na infância

Evento foi realizado pela Biblioteca Francisco Meirelles

Pedro Bentes Foto: Wesley Pontes
Publicada em 25 de outubro de 2021 às 10:26

A estratégia foi ofertar atividades recreativas, jogos e concursos com ênfase na literaturaA estratégia foi ofertar atividades recreativas, jogos e concursos com ênfase na literatura

A III Gincana Literária levou dezenas de participantes ao Espaço Alternativo, no último domingo (24). O evento buscou incentivar a leitura através de atividades lúdicas.

Carlos Augusto, diretor da biblioteca Francisco MeirellesCarlos Augusto, diretor da biblioteca Francisco Meirelles

A gincana foi organizada pela Biblioteca Francisco Meirelles e teve como público-alvo crianças com idades de 6 a 13 anos. A estratégia foi ofertar atividades recreativas, jogos e concursos com ênfase na literatura.

“O foco aqui é despertar o interesse das crianças para diversos gêneros literários. É nessa fase que devemos fomentar a prática da leitura para que os pequenos possam mantê-la ao longo da vida e colher os benefícios disso no futuro”, explica Carlos Augusto, diretor da biblioteca.

Bibliotecária, Thays Guarati deu suporte no evento. Ela trouxe a irmã, de 13 anos, e a inscreveu no concurso de redação. “Eu sempre busco mostrar os prazeres e os benefícios da prática da leitura a ela. Mostrar que o hábito de ler precisa ser exercido também fora da escola”, explica.

A Gincana Literária acontece desde 2018 na Biblioteca Francisco Meirelles. Em respeito aos protocolos de saúde, ainda vigentes, o evento foi realizado no Espaço Alternativo, um ambiente aberto para receber os participantes.

Bibliotecária, Thays Guarati deu suporte no eventoBibliotecária, Thays Guarati deu suporte no evento

Em tempos de redes sociais, a estudante Thayná Guarati entende a importância de dedicar um tempo maior à leitura.

“Eu sei que eu poderia ler mais. Sempre ouço da minha irmã o conselho para dar mais tempo à leitura. Estou começando a entender que devo ler outras obras e que isso vai me ajudar na escola”, explica a estudante do ensino fundamental, cujo livro favorito é o Diário de Anne Frank, best seller mundialmente reconhecido e que descreve a perseguição aos judeus pelo olhar de uma adolescente que encontrou, justamente na leitura e na escrita, uma aliada nos seus últimos dias de vida durante a Segunda Guerra Mundial.

“A leitura é uma aliada muito poderosa, capaz de mudar a história das pessoas. As famílias e o poder público precisam entender e incentivar isso nas crianças e resgatar essa prática nos jovens e adultos. Sempre há tempo”, afirma o diretor da biblioteca.

III Gincana Literária

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook