Imagem da Sala de Situação da Sedam comprova que a fumaça que voltou a encobrir Porto Velho está vindo do Sul do Amazonas
Fumaça que voltou a encobrir céu de RO vem do Sul do Amazonas, aponta imagem da Sala de Situação
Depois de uma sexta-feira (20) de céu azul, resultado do combate direto aos incêndios florestais pela Operação Temporã” I e II, comandada pelo governo de Rondônia e Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), em parceria com diversos órgãos, o portovelhense voltou a sentir a fumaça encobrindo Porto Velho logo cedo de sábado (21). Uma imagem disponibilizada pela Coordenadoria de Geociências (Cogeo) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), entretanto, comprova que a fumaça desse sábado (21) é domingo (22) está vindo das correntes de ar do Sul do Amazonas, trazida pelo vento.
O governador do estado, Marcos Rocha, ressaltou que, “o governo de Rondônia tem atuado com firmeza com a Operação Temporã I e II, que tem reduzido os focos de calor, tanto no Parque Estadual Guajará-Mirim quanto na Estação Ecológica Soldado da Borracha, localizada entre Porto Velho e Cujubim. E mesmo a fumaça dessas regiões estão com os ventos direcionados para o Sul, o que impede que a fumaça atinja Porto Velho.”
Segundo o coordenador da Cogeo, Joselanio Ferreira, “observou-se nas imagens de satélite uma quantidade expressiva de focos de calor ao Norte de Porto Velho, no Sul do estado do Amazonas, associada a ventos de Sudoeste, que transportam a pluma de fumaça diretamente para a capital rondoniense.”
A visualização de uma pluma de fumaça da Transamazônica, entre Humaitá e Lábrea, em direção a Porto Velho, reforça a origem da fumaça no Sul do Amazonas e seu deslocamento em direção à Capital. A situação destaca a importância da gestão e combate eficaz aos incêndios florestais também pelos estados vizinhos, visando a proteção da saúde pública e a preservação ambiental na região.
OPERAÇÃO TEMPORÃ
Até o momento, na Estação Ecológica Soldado da Borracha, um total de dois incêndios florestais foram controlados e oito continuam em monitoramento, uma redução de 92,1% no total de focos de calor na unidade. Enquanto isso, no Parque Estadual Guajará-Mirim, até o momento 58 focos de calor foram controlados e 92 continuam ativos.
Programa 'Cooperação na Ponta do Lápis' leva educação financeira para mais de 100 crianças
Com uma iniciativa lúdica, o programa visa desenvolver consciência financeira desde cedo no ambiente escolar e familiar
Justiça em Xeque: Estudo Revela Percepção de Aplicação Seletiva da Lei por Juízes
Estudo aponta que decisões judiciais arbitrárias fortalecem o estado de exceção e minam a credibilidade do sistema judiciário
Nos primeiros dias de Jogos Escolares Brasileiros, estudantes rondonienses conquistam 11 medalhas
Os estudantes de Rondônia conquistaram 11 medalhas nos primeiros dias das competições dos Jogos Escolares Brasileiros, em Pernambuco
Comentários
Com o asfaltamento da 319 teremos o fim da floresta amazônica, destruição total. Pouco importa se você acredita ou não, se não concorda, se é de direita ou de esquerda, se é pobre ou rico, vai sofrer com a bagunça no clima.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook