Inscrições para processo seletivo do curso do RenovaBR que prepara para eleições vão até dia 29 de fevereiro

Totalmente gratuita, a formação é o primeiro passo para preparar quem está pensando em disputar um cargo no pleito de 2024

Assessoria
Publicada em 23 de fevereiro de 2024 às 16:12
Inscrições para processo seletivo do curso do RenovaBR que prepara para eleições vão até dia 29 de fevereiro

O RenovaBR vai encerrar no dia 29 de fevereiro as inscrições para o processo seletivo para novas turmas do curso preparatório destinado às eleições municipais. A inscrição é indicada para quem tiver interesse em se candidatar a cargos eletivos nas prefeituras e câmaras municipais. Totalmente gratuita, a formação inclui aulas com especialistas em temas que vão de estratégia e planejamento de campanha, passando por técnicas de negociação e diálogo e pela gestão de políticas públicas.

Pela primeira vez, o RenovaBR está aceitando a participação de pessoas que já exerceram um mandato ou estão em primeiro mandato. Tradicionalmente, o curso era oferecido apenas para novatos na política. Outra novidade é que todas as etapas do processo seletivo estão sendo realizadas via Whatsapp.

“O RenovaBR virou um espaço para quem busca diálogo e, pela primeira vez, alcançamos essa dimensão de representatividade e pluralidade. Conseguimos reunir em um mesmo ambiente de discussão alunos do PT ao PL. Independente do pensamento, estamos fazendo com que as pessoas se identifiquem com aquilo que é comum e entendam suas diferenças”, afirmou o diretor-executivo do RenovaBR, Rodrigo Cobra.

Ao todo, o processo seletivo tem sete etapas: conhecer a missão e os objetivos do RenovaBR; inscrição; questionário sobre contexto político; questionário sobre ponto de vista do candidato sobre assuntos relacionados à política; questionário sobre cidadania e democracia; produção de vídeo-entrevista; e bancas virtuais (simulação de votação parlamentar).

Com carga horária de 150 horas (90h virtuais e 60 presenciais), o curso irá trabalhar eixos importantes para os futuros candidatos, como ética e integridade política, políticas públicas, negociação e diálogo, papel de vereador e prefeito, finanças públicas, comunicação de campanha política, planejamento e estratégia, engajamento, gestão de crise, entre outros pontos.

Para participar da seleção, é preciso ser brasileiro e ter, no mínimo, 18 anos completos até a data limite de 15/08/2024, para quem disputar como vereador, e 21 anos completos até 01/01/2025, para cargos de prefeito e vice-prefeito. Também é necessário estar no pleno exercício dos direitos políticos, estar em conformidade com a Lei da Ficha Limpa, nunca ter sido eleito ou ter exercido até um mandato ou estar em primeiro mandato.

Interessados e interessadas devem realizar a inscrição exclusivamente via Whatsapp no número (11) 4004-2688.

Outras turmas

Neste momento, três turmas do curso preparatório para as eleições 2024 já estão em andamento. Ao todo, são 1.343 alunos. O primeiro processo seletivo deste ano reuniu mais de 20 mil interessados. Os escolhidos para essa segunda etapa do processo seletivo irão concluir a qualificação juntos com os demais, em formatura que será realizada em junho de 2024.

De 2019 até 2022, o curso de formação de lideranças políticas do RenovaBR teve 60 mil inscrições, formou mais de dois mil alunos e lançou em eleições mais de 1.400 alunos como candidatos.

O RenovaBR

O RenovaBR é uma escola de formação de lideranças políticas que seleciona e qualifica cidadãos que acreditam em uma democracia mais saudável, participativa e representativa. O grupo atua na formação baseada em experiências, dados e evidências para construir a renovação política que a sociedade deseja.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook