Instituto Laboratorial Criminal da Politec de Rondônia se destaca com 100% de acerto em ensaio de proficiência da ONU
Instituto Laboratorial Criminal da Politec de Rondônia, obteve 100% de acerto em Ensaio de Proficiência da ONU, etapa 2021/2
Instituto Laboratorial Criminal da Polícia Técnico-Científica de Rondônia está entre os dez do Brasil a ter a confiabilidade de suas análises reconhecidas mundialmente.
O Instituto Laboratorial Criminal Dr. Antônio Carlos Sampaio Nunes de Melo, da Polícia Técnico-Científica do Estado de Rondônia – Politec, ligado à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, obteve 100% de acerto no Ensaio de Proficiência da Organização das Nações Unidas – ONU, na etapa 2021/2. O programa é coordenado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes – UNODC e consiste na análise de substâncias desconhecidas pelos participantes de modo a avaliar a potencialidade dos laboratórios criminais em identificar inequivocamente as substâncias que são frequentemente apreendidas, em operações policiais.
O Ensaio de Proficiência é considerado uma ferramenta extremamente importante para a gestão do desempenho da análise pericial em relação aos seus processos analíticos (equipamentos, reagentes, operadores técnicos, calibradores, controles, dentre outros), o que possibilita maior segurança e confiabilidade para laudos liberados.
RESULTADO
O Instituto Laboratorial Criminal Dr. Antônio Carlos Sampaio Nunes de Melo da Polícia Técnico-Científica de Rondônia, é responsável pela análise de drogas, de abuso, medicamentos, orgânicos voláteis e substâncias químicas diversas, além de análises toxicológicas em materiais biológicos. Por isso, a Politec estabeleceu como um dos pilares, o aperfeiçoamento de melhorias contínuas nas atividades de exames periciais, proporcionando uma gestão comprometida com a qualidade, auxiliando na promoção do conhecimento dos processos de análise e garantindo a confiabilidade dos resultados.
Hoje, o instituto está entre os 10 Estados participantes da federação, sendo o único da região Norte a ter a confiabilidade de suas análises aprovada, o que garante que a qualidade de seus resultados seja reconhecida mundialmente.
Os peritos criminais, responsáveis pelas análises, Carolina Matias Diniz e Francisco Clayton Ferreira, explicam que nessa rodada foram enviadas quatro amostras desconhecidas, nas quais foram identificadas as substâncias Metanfetamina, Cocaína, Fentanil, Heroína, Ketamina e Cafeína. Após os exames realizados, os resultados foram encaminhados para avaliação, comprovando o acerto de 100% no Ensaio de Proficiência.
Esse resultado comprova a qualidade dos recursos técnicos e a expertise da Equipe Pericial Criminal, que está preparada para identificar, não somente as drogas clássicas comumente apreendidas (cocaína, maconha), como também as novas substâncias psicoativas (NPS) e as drogas facilitadoras de abuso sexual (DFAS).
ECONOMIA
Segundo o diretor do Instituto Laboratorial Criminal Dr. Antônio Carlos Sampaio Nunes de Melo, o perito criminal Danilo Pinheiro de Souza Reis, a participação nesse Ensaio de Proficiência é muito importante, pois demonstra a credibilidade dos resultados entregues pela Polícia Técnico-Científica à sociedade rondoniense. Além disso, permite o recebimento de materiais de referência certificados (MRC), que são utilizados durante as análises, proporcionando economia significativa aos cofres públicos, visto que possuem um custo alto. Até o presente momento foram recebidos 18 MRC´s com valor estimado de R$ 70.000,00 (setenta mil reais).
“A busca de melhoria contínua objetiva oferecer às equipes periciais condições de aprimoramento de desempenho ininterrupta”, diz o diretor-geral da Polícia Técnico-Científica, Domingos Sávio.
O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Coronel José Hélio Cysneiros Pachá salienta que o Governo de Rondônia vem dando a atenção necessária à Polícia Técnico-Científica com investimento em soluções tecnológicas, visando impulsionar as mudanças e as novas descobertas que dinamizam os procedimentos da perícia criminal no Estado de Rondônia, oferecendo maior segurança aos envolvidos nas atividades operacionais, beneficiando a sociedade rondoniense com serviços de alta qualidade.
CEEXT defere processos de servidores de Rondônia
A Comissão solicitou ainda a complementação de documentos de 18 servidores que aguardam para serem incluídos no quadro em extinção da administração federal
Talk show “Encontro das Mulheres do Agro” acontece na Rondônia Rural Show, no dia 24
Rondônia tem sido destaque nacional e internacional com a participação e premiação de mulheres no Concafé e na Semana Internacional do Café
Governo de Rondônia assina Ordem de Serviço para construção do Portal da cidade
Obras do "Governo na Cidade"' em Costa Marques trarão o embelezamento ao município, mais incentivo ao turismo e estímulo ao esporte
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook