Interesse Público: Após TAC, Carrefour oferece mais de 800 bolsas de estudo a pessoas negras

Medida é resultado de atuação do MPF, após morte de vítima de racismo, no supermercado, em Porto Alegre. Reportagem do IP vai ao ar na sexta (7), às 20h, na TV Justiça

MPF/Foto: Divulgação/IP
Publicada em 11 de abril de 2023 às 16:25
Interesse Público: Após TAC, Carrefour oferece mais de 800 bolsas de estudo a pessoas negras

Inclusão, educação e combate ao racismo: o Carrefour terá que oferecer 883 bolsas de estudos a pessoas negras em todo o Brasil, ao custo de R$ 68 milhões. O Interesse Público desta semana mostra como o Ministério Público Federal (MPF) tem atuado no Rio Grande do Sul para garantir o cumprimento desta e de outras medidas fixadas no Termo de Ajustamento de Conduta firmado pela rede de supermercados. O acordo busca a reparação pelos danos morais coletivos causados pela morte de João Alberto Silveira de Freitas, que foi espancado por seguranças enquanto fazia compras com a esposa, em uma das lojas da rede, em Porto Alegre. O caso de racismo aconteceu em novembro de 2020, às vésperas do Dia da Consciência Negra.

Vacinação - Pela saúde e contra fake news. Com vídeos gravados por especialistas da saúde, os Ministérios Públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT), de Contas e Estadual da Paraíba, articulam, nas redes sociais, campanha para melhorar os índices de imunização no estado, especialmente entre os idosos com 70 anos ou mais. São pessoas que precisam completar o esquema vacinal com o imunizante bivalente, eficaz contra duas variantes da ômicron. Para receber a vacina bivalente, é necessário ter completado o esquema primário, de 1ª e 2ª doses do imunizante.

Meio Ambiente – Em Minas Gerais, a equipe do IP traz mais iniciativa do MPF para evitar novos desastres ambientais provocados pela extração mineral. A região histórica de Ouro Preto abriga 33 barragens de mineração. Dessas, seis já foram classificadas pela Agência Nacional de Mineração na categoria “com risco de rompimento”. Entre elas está a Barragem Água Fria, que recentemente foi reclassificada como construída pelo método de alteamento a montante – uma técnica em que os diques de contenção se apoiam sobre o próprio rejeito e que é proibida atualmente. O MPF acionou a Justiça para que a empresa Topázio Imperial Mineração Comércio e Indústria realize a completa descaracterização da barragem, drene os rejeitos e faça o plantio de vegetação no lugar da estrutura.

Direito à moradia - Em manifestação enviada à 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro, o MPF reafirmou que o reassentamento das famílias que residem na Ocupação Zumbi, no centro do Rio, deve ser a prioridade antes de qualquer tentativa de remoção, com a garantia de moradia digna de forma célere pelo Estado. Para o procurador regional dos Direitos do Cidadão no RJ, Julio José Araujo Junior, "a lógica que deve permear a solução do conflito não pode ser pautada pela remoção incondicional, mas sim pelo reassentamento como condição para a remoção".

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por 30 emissoras parceiras distribuídas pelo Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em colaboração com as Assessorias de Comunicação das unidades do MPF em todo o país e em parceria com a Set Produções.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook