Ji-Paraná retorna para Fase I do Plano Todos por Rondônia
Prefeitura de Ji-Paraná vai documentar o pedido de reclassificação
Na noite da última sexta-feira (8), o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), publicou o novo enquadramento dos municípios no Plano Todos por Rondônia, retornando Ji-Paraná para a Fase I do plano de ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19). A mudança surpreendeu o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), e a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Franciany Chagas Ribeiro Brasil, que devem pedir a reclassificação do município.
Ainda com os leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz bloqueados, por falta de medicamentos, a Semusa iniciou um plano de descentralização, com o atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação da doença em unidades no bairro Jardim dos Migrantes, no 1º distrito, e BNH, no 2º distrito de Ji-Paraná.
Na quinta-feira (7), um dia antes da publicação do novo decreto, Isaú Fonseca e Franciany Brasil se reuniram, em Porto Velho, com o titular da Sesau, Fernando Máximo, para alinhar a possível reabertura dos leitos de UTI no Hospital Municipal de Ji-Paraná.
“Nós nos reunimos, onde conversamos sobre a situação e possibilidade de reabertura da UTI, e como o Estado poderia nos ajudar. A Sesau também está em uma situação crítica, sem condições de nos ajudar no desbloqueio desses leitos de UTI. Porém, foram dadas algumas opções, nas quais as equipes técnicas estão trabalhando, para viabilizar a possibilidade de ofertar esse serviço para as pessoas acometidas pelo coronavírus”, declarou a secretária de Saúde de Ji-Paraná.
Para discutir a mudança de fase de Ji-Paraná e buscar uma possível solução para a situação, o prefeito Isaú Fonseca convocou uma reunião, na manhã deste sábado (9), com todo o secretariado municipal.
Na ocasião, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná, André Moreira, participou do encontro como convidado. A Prefeitura de Ji-Paraná vai encaminhar à Sesau um pedido de reclassificação do município no Plano Todos por Rondônia.
Descentralização
Com o objetivo de descentralizar os atendimentos no Hospital Municipal e melhor recepcionar a população de ambos os distritos do município, com mais eficiência e agilidade, a Semusa disponibilizou dois centros de prevenção à Covid-19, que começam a funcionar a partir desta segunda-feira (11).
Os atendimentos serão realizados na Academia Municipal de Saúde do Jardim dos Migrantes, localizada em anexo à Praça Bruno Calixto, e na Academia Municipal de Saúde do BNH, próximo ao Centro Desportivo de Lazer Walmar Meira (Cedel BNH).
“Essas duas unidades atenderão pacientes assintomáticos ou com sintomas leves da Covid. Aqueles pacientes que estão com dúvidas também devem procurar esses locais”, explicou Franciany Brasil.
NOVA MAMORÉ RADICALIZA E PREFEITO DECRETA LOCKDOWN
O decreto municipal determina ainda o toque de recolher a partir das 10 da noite e até 5 horas da madrugada
GOVERNO APERTA O CERCO E VOLTA ÀS FASES DE FECHAMENTOS
Mas antes que chegue a vacinação, é o terror do vírus, que ataca com cada vez maior virulência, o que desespera os rondonienses
Jovem que realizou vaquinha para arrecadar dinheiro para sua cirurgia já está se recuperando
Antônio, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Municipal e em seguida encaminhado para Ji-Paraná, sendo submetido a uma cirurgia emergencial e não definitiva
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook