Sancionada Lei do deputado Anderson Pereira que obriga cinemas e realizarem sessão adaptadas a autistas e familiares

Para o deputado Anderson Pereira, a medida vai garantir que as pessoas com autismo sejam beneficiadas dessa experiência cultural e social tão importante, que é assistir um filme numa grande tela de cinema

Assessoria
Publicada em 08 de janeiro de 2021 às 17:31
Sancionada Lei do deputado Anderson Pereira que obriga cinemas e realizarem sessão adaptadas a autistas e familiares

O Governo do Estado de Rondônia sancionou a Lei n° 4.909, de autoria do deputado estadual Anderson Pereira (PROS), que obriga proprietários de cinemas a realizarem pelo menos uma vez por mês, sessão adaptada para pessoas com “Transtorno do Espectro Autista” (TEA) e suas famílias. 

Para o deputado Anderson Pereira, a medida vai garantir que as pessoas com autismo sejam beneficiadas dessa experiência cultural e social tão importante, que é assistir um filme numa grande tela de cinema, assim como para ampliar condições de acessibilidade das salas. O parlamentar frisa que tal medida já foi adotada em algumas cidades brasileira, numa experiência bem sucedida denominada “Sessão Azul”.

EXIGÊNCIAS 

Nessas sessões, as luzes deverão estar levemente acesas, o som mais baixo e não poderá haver exibição de publicidades, como trailers e propagandas de marcas.

O estabelecimento que descumprir a Lei receberá primeiramente uma advertência. No caso de reincidência, multa de R$ 3 mil. Uma segunda reincidência a multa estipulada é no valor de R$ 10 mil que pode resultar também na interdição do estabelecimento.

Nas sessões, será livre a circulação pelo interior da sala, bem como a entrada e saída durante a exibição. Em caso do não preenchimento do total de vagas, até 15 (quinze) dias da data da referida sessão, o estabelecimento fica autorizado a disponibilizar as vagas restantes ao público em geral, limitando a metade dos assentos. As sessões deverão ser identificadas com o símbolo mundial do autista na entrada da sala de cinema.

Anderson Pereira fez questão de agradecer o Governo do Estado que foi sensível na aprovação da Lei que será de grande importância para a população num todo.

Comentários

  • 1
    image
    André D'Orazio 10/01/2021

    Nada sobre a matéria, apenas aproveitando o espaço para falar sobre COVID 19. Nobre deputado, porque não abram espaço para os profissionais médicos formados no exterior para ajudar neste momento difícil, ao invés do secretário oferecer mais contratos aos médicos já trabalhando, o cansaço oferece mais riscos à população, porque não oferecem oportunidade aos médicos formados no exterior e aqui em Rondônia são muitos esperando por uma oportunidade de trabalhar. Faça alguma coisa em prol destes médicos e da população, médicos cansados por excesso de plantões oferecem mais riscos.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook