Jirau Energia realiza lançamento de manual de pragas das culturas do Baixo Madeira

O Manual foi pensado para atender os pequenos produtores rurais assistidos pelo Programa de Ações à Jusante (PAJ) da JIRAU ENERGIA, no âmbito do Licenciamento Ambiental Federal acompanhado pelo IBAMA

Assessoria
Publicada em 12 de abril de 2022 às 09:35

A JIRAU ENERGIA lança no próximo dia 13 de abril, às 10h, de forma virtual, o “Manual de Pragas das Culturas do Baixo Madeira”, que tem o intuito de apresentar as pragas e danos nas produções das culturas de: abacaxi, açaí, acerola, banana, caju, citrus, cupuaçu, goiaba, graviola, mandioca, manga, maracujá e melancia. A obra constitui-se de um manual prático para uso dos produtores rurais da agricultura familiar com base nas principais pragas das culturas que são encontradas na região do Baixo Madeira. 

O autor da obra e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), José Nilton Medeiros Costa, explica que além de prestar orientações com  monitoramento, manejo e controle de pragas, o material servirá de suporte didático em treinamentos e visitas técnicas nas localidades de abrangência do Baixo Madeira sobre o manejo adequado das pragas que assolam as culturas dos ribeirinhos.

O Manual foi pensado para atender os pequenos produtores rurais assistidos pelo Programa de Ações à Jusante (PAJ) da JIRAU ENERGIA, no âmbito do Licenciamento Ambiental Federal acompanhado pelo IBAMA. 

De acordo com a Analista de Socioeconomia da Jirau Energia e coautora, Clariana Belém, o lançamento do Manual é resultado do trabalho robusto realizado pela Jirau Energia há mais de 10 anos nos distritos de Nazaré, São Carlos e Demarcação. “A Jirau Energia sempre incentivou ações de fortalecimento da agricultura familiar e no Baixo Madeira não foi diferente. Para além das identificações das pragas e as propostas de soluções, trabalhamos na potencialização da produção e geração ou complementação de renda para as famílias.”, explicou Clariana Belém.

Para produção do Manual houve a participação da Oikos Consultoria e Projetos, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), e Jirau Energia para levantamento, coleta de informações em campo e elaboração do material.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook