Jornalista vilhenense ganha prêmio por produção cultural de destaque em RO

Andréia Machado recebeu o Prêmio “Jacamin das Costas Verdes” promovido pelo Governo do Estado de Rondônia através da Sejucel

Assessoria
Publicada em 15 de dezembro de 2022 às 19:54
Jornalista vilhenense ganha prêmio por produção cultural de destaque em RO

A jornalista vilhenense, Andréia Machado recebeu nesta terça-feira,(13), no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, o Prêmio “Jacamin das Costas Verdes” promovido pelo Governo de Rondônia, através da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), pelo trabalho de destaque que vem desenvolvendo em Rondônia na área da produção cultural no audiovisual.  

O prêmio teve como objetivo condecorar os artistas dos diferentes segmentos culturais de Rondônia.

Andréia Machado é jornalista, historiadora, produtora cultural, pós-graduada  em Ensino da Arte e História. Ela trabalha com produção cultural há 13 anos em Rondônia. Participou de vários projetos culturais e ganhou prêmios de cultura. Moradora de Vilhena trabalha com afinco para a valorização da cultura de Rondônia e faz parte da Associação Diversidade Amazônica (ACEMDA) que realiza projetos culturais na Região Norte.

Produziu e dirigiu o documentário “Os Nambiquara e o Ritual da Menina-Moça”, que foi contemplado pelo 1º Prêmio de Cinema 'Lídio Sohn ' da Sejucel e conta com mais de 4 milhões de visualizações no You Tube, também trabalhou na produção do média-metragem “Narrativas Quilombolas” retrata a cultura e o cotidiano da Comunidade Santa Cruz de Remanescentes Quilombolas, localizada às margens do Rio Guaporé no município de Pimenteiras do Oeste em Rondônia.

Emocionada, ela agradeceu toda equipe da Sejucel e aos membros do Conselho Estadual de Política Cultural pela premiação.

“Estou muito feliz em receber esse prêmio que é o reconhecimento do trabalho que venho desenvolvendo há 13 anos. É um prazer imenso ser homenageada pelo Governo de Rondônia.  Agradeço a toda a minha equipe de trabalho que é maravilhosa, esse prêmio é nosso. Também agradeço a equipe da Sejucel e aos membros do Conselho Estadual de Política Cultural pela premiação que dá forças para seguir trabalhando para valorizar a cultura de Rondônia”, disse Andréia Machado.

Sobre o nome do prêmio:

O nome se dá em homenagem à ave símbolo do Estado, conhecida como Jacamim das Costas Verdes, sendo um símbolo das diferentes sociedades desenvolvidas ao longo da história da humanidade. Trata-se de manifestações culturais expressas, ainda que implicitamente, as quase infinitas relações estabelecidas entre as pessoas e o meio em que vivem, indicando as mais variadas identidades sociais.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook