Juízes são capacitados pela Comissão de Segurança Institucional
A capacitação é realizada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), sob a coordenação da Comissão de Segurança Institucional
Juízes com atuação em São Luís e em comarcas do interior participam, de 12 a 16 de agosto, de formação intensiva sobre estratégias e técnicas de autodefesa e segurança preventiva, na sexta edição do curso de Segurança Institucional (SEGINST).
A capacitação é realizada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), sob a coordenação da Comissão de Segurança Institucional, com apoio da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), Exército Brasileiro e Associação dos Magistrados (AMMA). Com carga horária de 40 horas-aula, o curso tem o objetivo de capacitar juízes na adoção de noções e técnicas de autodefesa que os auxiliem na proteção de suas integridades, por meio de priorização de condutas de segurança preventiva nas mais diversas situações do dia a dia e do trabalho.
Nas turmas anteriores cerca de 150 magistrados foram capacitados, nos polos de São Luís, Imperatriz e Caxias, com metodologia específica, que consiste na formação para compreender a atual situação de vulnerabilidade do Poder Judiciário e conhecer os principais protocolos de segurança adotados na proteção de magistrados.
Sexta turma
A abertura oficial da formação ocorreu nessa segunda-feira (12/8), na sede da ESMAM, com o mósulo sobre Inteligência no Poder Judiciário (IPJ), ministrado pelo formador Maurício Viegas, especialista em Inteligência Estratégica e em Segurança Internacional. Estiveram presentes o presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Judiciário, desembargador Raimundo José Barros de Sousa; do diretor de Segurança Institucional do Tribunal, tenente-coronel Alexandre Magno Nunes; assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do Judiciário, juiz Cristiano Simas de Sousa; e do presidente da AMMA, juiz Ângelo Santos.
O desembargador Raimundo Barros destacou a importância da ação – um dos pontos do planejamento estratégico de segurança institucional do Tribunal – para o desempenho profissional dos juízes, tendo em vista o alto índice de magistrados que trabalham sob ameaça.
Por meio de parcerias estabelecidas entre a ESMAM, Ministério Público e Justiça Federal, além de juízes estaduais, também participam três juízes federais e dois promotores. Além de palestras sobre segurança de magistrados e inteligência no Poder Judiciário, os juízes terão aulas práticas de tiro defensivo, táticas de defesa, direção defensiva e evasiva.
Instrutores
O quadro de instrutores é composto por Marcelo Schettini (especialista em recursos de defesa e secretário de Segurança do TRT 2ª Região –SP); Maurício Viegas Pinto (especialista em Inteligência Estratégica e em Segurança Internacional pela Universidad de Alicante-Espanha) e Hipólito Alves Cardozo (especialista em Direito Administrativo/Gestão Pública com cursos em defesa pessoal, combatividade e formação de instrutor em armamento e tiro).
Também participam o tenente-coronel Alexandre Magno de Souza Nunes (diretor de Segurança Institucional e membro efetivo da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJMA e membro da Câmara Técnica de Inteligência, do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão); Jodson Diniz (especialista em Ciências Penais, instrutor nacional e internacional de tonfa, bastão, arma branca e arma de fogo, professor de defesa pessoal); além dos instrutores, tenente-coronel Vinícius Fonseca (TJRJ); Major Álvaro de Andrade (TJRJ); Major Leonardo Mendes de Oliveira (Assembleia Legislativa-MA), Bruno Pimentel (Capitão do Exército Brasileiro), Lidenberg Rodrigues Melo, (investigador da Polícia Civil do DF) e o tenente da PMMA Renan Leite.
Fonte: TJMA
Massacres: CNJ quer plano de contingência para Pará e Amazonas
Para o CNJ, os planos de contingência são necessários para auxiliar os estados a saírem do quadro de equívocos na abordagem de problemas que ultrapassam gestões, como prisões superlotadas, grande quantidade de presos sem condenação ou com benefícios vencidos
Judiciário brasileiro evolui na elaboração de indicadores da Agenda 2030
A partir de cada ODS, o Comitê analisa possíveis indicadores como o número de processos e o tempo de tramitação dos casos referentes à judicialização da saúde, sobre medicamentos e vagas na UTI
Católicos comemoram dia do padroeiro com Torneio de Futebol
A programação, divulgada pela Igreja Católica, prevê a recepção das comunidades a partir das 9 horas, Santa Missa às 10 horas, almoço comunitário às 12 horas e o início das finais do II Torneio de Futebol Soçaite às 13h30
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook