Justiça Eleitoral realiza atendimento domiciliar em Pimenta Bueno
Iniciativa reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a acessibilidade ao realizar atendimento personalizado para eleitor com mobilidade reduzida
Democracia sem fronteiras: TRE-RO mobiliza estrutura técnica para levar o processo de regularização eleitoral até a casa do cidadão. Arquivo TRE-RI.
Na última quinta-feira (05/02), a Justiça Eleitoral realizou um atendimento domiciliar especial a pedido do eleitor Jalmir Vitor, ao qual foi deferido pela magistrada juíza eleitoral Marisa de Almeida e o presidente do TRE-RO, des. Raduan Miguel Filho.
Durante a visita foram realizados procedimentos essenciais para a regularização do título, como a revisão eleitoral e a coleta de dados biométricos, assegurando que o eleitor esteja apto a participar do próximo pleito que ocorre em outubro sem sair de sua residência.
Essa ação destaca o compromisso do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) com a democratização do voto e a acessibilidade.
O voto como direito fundamental e inclusivo
Para o Tribunal o atendimento domiciliar não é apenas uma facilidade logística, mas uma ferramenta de inclusão social. Para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a presença da Justiça Eleitoral em casa rompe barreiras físicas que, por vezes, desencorajam o exercício da cidadania
“A democracia só é plena quando todos, independente de suas limitações físicas, conseguem fazer sua voz ser ouvida nas urnas, ” destacou o presidente Raduan Miguel.
A importância de pessoas com deficiência exercerem o direito ao voto reside no fortalecimento da representatividade. Ao garantir que esse público participe ativamente da escolha de seus representantes, a Justiça Eleitoral assegura que as demandas por acessibilidade e políticas públicas inclusivas permaneçam na pauta central de Rondônia.
Como funciona o suporte da Justiça Eleitoral?
A Justiça Eleitoral de Rondônia mantém canais abertos para atender casos específicos de eleitores impossibilitados de comparecer aos cartórios. O atendimento é de forma simples e gratuita. O pedido pode ser feito por diferentes canais:
- Presencialmente: no cartório eleitoral, solicitando o agendamento da visita;
- Por e-mail: [email protected];
- Pelo site do TRE-RO: acessando a Ouvidoria e preenchendo o Formulário Eletrônico SAC-JE;
- Pelo chatbot: WhatsApp (69) 3211-2148.
Após a solicitação, basta aguardar o contato do tribunal com a confirmação do dia e horário do atendimento.
#ParaTodosVerem
Registro fotográfico colorido mostra a servidora da Justiça Eleitoral realizando a coleta biométrica do eleitor. Ele está deitado em uma cama enquanto a servidora, de costas, utiliza um scanner portátil conectado a um monitor de computador que exibe o sistema de cadastramento com ícones de impressões digitais. No canto inferior direito da imagem, consta a logomarca do TRE-RO.
Eleições 2026: Justiça Eleitoral alerta sobre registro de pesquisas
O descumprimento das normas estabelecidas pelo TSE pode resultar em multas que ultrapassam R$ 100 mil e configuração de crime eleitoral
Concurseiro: regularize o título até 6 de maio para posse
Estar em dia com a Justiça Eleitoral é requisito obrigatório para assumir cargos públicos. Não deixe para a última hora e evite o impedimento da nomeação
Nelson Canedo assume defesa do vice-presidente da Câmara de Pimenta Bueno
Advogado com atuação conhecida em disputas políticas passa a conduzir estratégia jurídica do vereador, que busca reverter sentença relacionada ao processo eleitoral de 2024




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook