Justiça prepara casamento comunitário para quase 50 casais indígenas da etnia Gavião
Respeitando a cultura indígena, a cerimônia deve obedecer às tradições da etnia
Em uma iniciativa inédita no Judiciário Rondoniense, a Justiça Rápida Itinerante realiza uma grande cerimônia de casamento comunitário na aldeia Ikólóehj (Gavião), na terra indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná. Aproximadamente 50 casais da etnia Gavião devem participar.
Respeitando a cultura indígena, a cerimônia será realizada no próximo sábado, 1º de junho, adaptada para obedecer aos ritos tradicionais da etnia.
Os casamentos são realizados devido ao desejo dos indígenas em ter reconhecidas legalmente suas relações, já que a partir disso são facilitados os acessos a direitos e serviços.
Em meados de maio, aconteceram as audiências de conversão da união estável em casamento no barracão central da aldeia. Na oportunidade, 49 casais tiveram a decisão homologada pelo juiz Oscar Alves e os parceiros da ação, a promotora de justiça Aline de Souza Bezerra e o defensor público João Verde Navarro França Pereira. Além deles, servidores do judiciário se empenharam para levar a estrutura até a aldeia e garantir o atendimento.
Depois dessas audiências, foram lavradas as certidões de casamento, que serão entregues durante a cerimônia realizada no próximo sábado, 1º de junho.
A Justiça Rápida Itinerante é realizada pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
Quinta Turma nega pedido para anular interrogatório e mantém condenações pela morte do jornalista Valério Luiz
Quatro pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) pelo assassinato de Valério Luiz, supostamente cometido em razão das críticas que ele fazia ao time de futebol Atlético Goianiense
Potencial risco à saúde exige que consumidor seja informado sobre presença de bisfenol em produtos
O bisfenol A é um composto muito utilizado na fabricação de produtos como utensílios de plástico para cozinha, brinquedos e embalagens
Mantida condenação de frigorífico a indenizar família de empregado assassinado a caminho de casa
Ele encerrava a jornada de madrugada e voltava para casa de bicicleta quando foi assaltado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook