Cláudia de Jesus solicita aplicação da lei de cotas em concurso da Alero
Proposta visa reservar 20% das vagas para negros no concurso público previsto para este ano
Assembleia de Rondônia (Foto: Arquivo I Secom ALE/RO)
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), solicitando a aplicação da Lei 5.732/2024 nos concursos públicos da Casa de Leis. A proposta visa garantir que 20% das vagas oferecidas sejam reservadas para negros e negras no próximo concurso público, previsto para este ano.
“A reserva de 20% das vagas para negros e negras em concursos públicos no estado de Rondônia é uma medida que se justifica por diversos motivos, todos eles relacionados à promoção da igualdade racial e à correção de desigualdades históricas e estruturais oriundas do processo de escravização de questões", explicou a deputada.
O requisito de Cláudia de Jesus enfatiza a importância de implementar essa medida no próximo concurso da Alero, destacando a necessidade de combater o racismo estrutural e promover a representatividade e diversidade nos órgãos públicos. A deputada também ressaltou que a proposta é importante para reduzir as desigualdades socioeconômicas e fomentar a inclusão social e econômica da população negra. Além de cumprir a legislação vigente, Cláudia de Jesus destacou que a reserva de vagas está em conformidade com tratados internacionais contratados pelo Brasil, o que impede a promoção da igualdade racial.
Samuel Costa reitera seu compromisso com o meio ambiente e mudanças climáticas
Ao avançar com sua pré-candidatura, Samuel Costa continua a chamar a atenção para a necessidade de uma governança ambientalmente responsável
Publicadas as medidas provisórias para evitar falta de arroz no mercado brasileiro
Com as medidas, o governo espera regularizar o abastecimento e os preços internos do cereal
Especialistas apontam riscos da PEC da transferência de terrenos de marinha
O debate atendeu a um requerimento (REQ 24/2024) do senador Rogério Carvalho (PT-SE)
Comentários
e a cota para brancos? não vai ter?
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook