Lançada cartilha de orientação do Cartão Pesquisador
A publicação auxilia pesquisadores nos procedimentos de uso e gestão dos recursos disponibilizados pela UNIR à pesquisa
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) acaba de lançar a Cartilha do “Cartão Pesquisador” com a finalidade de auxiliar os interessados e pesquisadores contemplados a compreenderem os procedimentos de uso e gestão do cartão. O lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (3) no gabinete da Reitoria, em Porto Velho.
Com uma linguagem mais acessível e simplificada, a cartilha detalha os critérios e procedimentos estabelecidos para a concessão do Cartão Pesquisador, utilização e prestação de contas. Por se tratar de uma modalidade de apoio à pesquisa inédita na UNIR, instituída em 2023, muitos pesquisadores ainda não conhecem os detalhes da ferramenta. Os primeiros 22 contemplados receberão os cartões ainda neste mês de julho, após concluídas as etapas de cadastro e disponibilização do sistema.
Conforme afirmou a reitora Marília Pimentel, “a perspectiva é ampliar a quantidade de bolsas e abrir novos editais até o final deste ano, visando a contemplação de diferentes perfis de pesquisadores e considerando as diversas áreas do conhecimento.”
O cartão possibilitará aos pesquisadores terem mais autonomia para realizar compras e pagamentos, como emissão de passagens e aquisição de materiais, por exemplo. “Os pesquisadores contemplados não precisarão aguardar o tempo institucional, uma vez que o cartão facilita o gerenciamento dos recursos, podendo eles mesmos fazerem o custeio de maneira mais simples, assim como a prestação de contas. A cartilha vem para orientar melhor sobre todas essas etapas”, comentou o diretor de Pesquisa da Propesq, professor Guilherme Mendes.
Clique no link a seguir para acessar a cartilha na íntegra: https://encurtador.com.br/4DEUw.
Próximos editais
Para o segundo semestre de 2024 já estão previstos mais quatro editais de fomento para pesquisas nas áreas “Étnico-raciais”, “Povos originários”, “Mulheres na ciência” e “Gênero e sexualidade LGBTQIA+”, que ofertarão juntos mais 15 bolsas para pesquisadoras e pesquisadores da UNIR. A previsão da Propesq é que os editais sejam publicados até outubro.
A primeira seleção para utilização do Cartão Pesquisador foi realizada no ano passado, por meio de dois editais de fomento internos: 1) Universal de Apoio à Pesquisa (nº003/2023/Dpesq/Propesq/Unir), que ofertou 17 bolsas, e 2) Programa de Apoio ao Fortalecimento para a Consolidação e Internacionalização da Pós-Graduação (nº04/2023/Dpesq/Propesq/Unir), com 5 bolsas.
Cartão Pesquisador – Também denominado Cartão BB Pesquisa, o Cartão Pesquisador é um cartão bancário de pagamento, emitido em nome da Unir, com identificação do portador (pesquisador), que opera com função crédito e tem como limite o valor de cada parcela recebida ou o valor total aprovado para o projeto de pesquisa. Destina-se à aquisição e à contratação de bens, insumos e serviços, de acordo com as regras de cada edital. Trata-se, portanto, de uma política de financiamento e apoio ao desenvolvimento de programas, projetos ou atividades de pesquisa na UNIR, que tem como finalidade contribuir para a efetividade dos projetos de pesquisa, custeando as ações planejadas e aprovadas pelos editais de fomento.
Preços dos combustíveis subiram em junho no Brasil
A exceção fica por conta do GNV, que teve queda de preços
Projeto de Lei do deputado Camargo que proíbe músicas com contexto sexual nas escolas é sancionado pelo governador
Camargo busca preservar a inocência das crianças, combater a sexualização e preservar os princípios da família cristã
A Caerd é um caso perdido
Vem de longe. Entra governo, sai governo, e a situação, ao invés de melhorar, só piora. Até agora, não apareceu governante para colocar a Caerd nos eixos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook